Todas as pessoas em situação de emergência social. Os grupos prioritários são pessoas e/ou famílias em situação de:
Violência doméstica;
Abandono;
Desalojamento;
Sem-abrigo;
Crianças e jovens em perigo.
O que é
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é um serviço público gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento 24 horas por dia e todos os dias do ano, que tem como objetivo garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social.
A LNES está disponível através do número de telefone 144, durante 24 horas por dia e todos os dias do ano.
Na LNES são tratados essencialmente dois tipos de situações:
Crise – Situação de vulnerabilidade e desproteção resultante de não estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de proteção pelo que se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os serviços.
Emergência – Situação imprevista, de vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas as condições mínimas de proteção e que constituam um perigo real, atual ou iminente, necessitando de uma intervenção social imediata.
Como funciona
A Linha Nacional de Emergência Social atua em situação de emergência, por um período provisório de até 72 horas, sendo garantidos o encaminhamento e resposta subsequentes no âmbito da proteção social.
A LNES:
Presta uma resposta imediata de acolhimento a situações de emergência social;
Assegura a acessibilidade aos serviços no âmbito da proteção social;
Orienta e encaminha para outras linhas e/ou entidades que melhor se adequam à situação apresentada.
A Linha Nacional de Emergência Social trabalha em parceria/articulação com os seguintes organismos:
Polícia de Segurança Pública;
Guarda Nacional Republicana;
Polícia Judiciária;
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras;
Instituições Particulares de Solidariedade Social;
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
Organizações Não-governamentais;
Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;
Hospitais e Centros de Saúde;
Linha Nacional de Emergência – 112;
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
Serviço Nacional de Proteção Civil;
Consulados/ Embaixadas;
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;
Linha do Cidadão Idoso;
Linha SOS Voz Amiga.
Consulte o Guia Prático – Linha Nacional de Emergência Social disponível em “Guias Práticos”, no menu Documentos e Formulários.
Como contactar
Ligue 144, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
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