Notícias Institucionais

Instituto de Informática promove Workshop's sobre Cibersegurança

 

O Instituto de Informática, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança, está a promover, em vários pontos do país, Workshops sobre Cibersegurança destinados aos organismos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

 

Estes workshops têm como objetivo promover uma cultura de segurança que proporcione a todos os colaboradores o conhecimento, a consciência e a confiança necessárias para a utilização dos sistemas de informação, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço.

 

Os próximos workshops estão agendados para o dia 3 de outubro, em Santarém, e para o dia 13 de outubro, em Beja, tendo-se já realizado dois em Lisboa e  dois no Porto, respetivamente, nos dia 15 e 18 de setembro.

 

 

Publicado em 21/09/2017

 

_______________________________________________________________________

 

 

Sigä divulgado junto dos 308 Municípios

 

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) associou-se ao Instituto de Informática, I.P. (II., I.P.) na divulgação das vantagens Sistema de Informação para a Gestão do Atendimento – sigä, disponibilizando no seu site uma área de informação sobre este produto.

 

Em www.anmp.pt os mais de 300 municípios associados têm agora a oportunidade de conhecer com maior detalhe o sigä, bem como a forma de relacionamento e estabelecimento de parcerias com o II, I.P..

 

Esta articulação com a ANMP resultou da iniciativa do Instituto que, após ser contactado  por várias Câmaras Municipais a manifestarem o seu interesse na aquisição desta solução, pretendeu permitir uma uniformidade e eficácia na informação a disponibilizar aos municípios.    

 

Com um alargamento a cada vez mais entidades, o sigä reforça o seu posicionamento como solução de excelência na área da gestão de serviços de atendimento, com reconhecido interesse ao nível dos serviços públicos.

 

É de salientar que o sigä tem, nos últimos anos, evoluído significativamente, não apenas no aumento do numero de parceiros que passaram a utilizar esta aplicação, mas também ao nível das funcionalidades que disponibiliza.

 

 

 

Publicado em 03/04/2017

 

_______________________________________________________________________

 

 

Plano de Integridade e Transparência selecionado como “Boa Prática na Administração Pública"

 

Depois do reconhecimento do Conselho para a Prevenção da Corrupção (que funciona junto do Tribunal de Contas) e da Secretaria Geral do MTSSS, o Plano de Integridade e Transparência​ (PIT) foi escolhido pelo INA para integrar o Roadshow de Valorização de Pessoas que irá percorrer o país de norte a sul, para dar a conhecer os projetos de boas práticas apresentados no âmbito da 2ªedição do Showcasing de Boas Práticas na Administração Pública.

 

A seleção do PIT, na categoria de liderança como uma boa prática que se destaca pela relevância e originalidade, foi anunciada durante a Sessão de Apresentação dos resultados da 2.ª edição do Showcasing, realizada no dia 15 março.

 

Inserido no roadshow, o PIT será apresentado, a um público mais vasto, com maior pormenor e alcance, no mês de setembro, em Coimbra.

 

 

Publicado em 31/03/2017

 

_______________________________________________________________________

 

 

 

Instituto de Informática apresenta o seu Programa de Acolhimento e Integração
na 2ª edição do Showcasing do INA

 

Realiza-se no próximo dia 15 de março, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, a sessão de Apresentação dos resultados da 2.ª edição do "Showcasing de Valorização de Pessoas”, promovido pelo INA.


Neste evento será apresentado o Programa de Acolhimento e Integração do Instituto (PAI) do Instituto de Informática, I.P. como um projeto de referência e uma boa prática já implementada.


O PAI foi um dos projetos, apresentado na 1ª edição desta iniciativa, tendo sido um dos mais votados pelo público em geral na categoria "Comunicação Interna”.


Esta iniciativa enquadra-se numa parceria institucional recentemente estabelecida entre o Instituto e o INA, que tem como propósito, entre outras ações, a inclusão de um curso sobre o PAI, no plano de formação do INA e a realização de conferências/seminários conjuntos.

 

Para participar inscreva-se aqui

 

Programa


17h00 – Abertura
Elisabete Carvalho, Diretora-Geral do INA


17h10 – Entrega dos Certificados de Participação


17h30 – Apresentação de Boas Práticas submetidas na 2ª edição do “Showcasing de Valorização de Pessoas”.
Carla Freitas, Diretora de Serviços do INA
João Paulo Monteiro, Chefe de Divisão do INA


18h10 – Caso prático: processo de implementação da boa prática
“PAI – Programa de Acolhimento e Integração”
João Sequeira, Vice-Presidente do Instituto de Informática, I.P.


18h30 – Debate


19h00 – Anúncio do Roadshow e Encerramento

 

 

Publicado em 13/03/2017

 

_______________________________________________________________________

 

 

 

Plano de Integridade e Transparência do Instituto torna-se exemplo de boa prática para o MTSSS


No âmbito do reconhecimento do Plano de Integridade e Transparência do Instituto de Informática (PIT) como uma das melhores práticas de criação de mecanismos que promovam a transparência e a integridade pública, a Secretaria Geral do MTSSS, realizou um encontro temático destinado a todos os colaboradores do MTSSS, com o objetivo de promover a gestão partilhada e integrada do risco e a transparência na gestão pública e partilhar as boas práticas existentes.


O Encontro decorreu no dia 12 de dezembro, no auditório do Citeforma, em Lisboa, e contou com a presença do Vice-Presidente do Instituto de Informática, I. P., João Sequeira, que apresentou o nosso PIT.


O programa incluiu ainda as intervenções, como oradores convidados, Mónica Oliveira, Secretária Técnica do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego – POISE  e Anabela Ribeiro em representação da   Associação Portuguesa de Ética Empresarial – APEE e a discussão em grupos de trabalho de temáticas no âmbito dos instrumentos do nosso PIT: Códigos de Ética e de Conduta, Código de Fornecedores, Planos de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas e Acesso à Informação / Sistemas e Tecnologias de Informação.

 

Publicado em 15/12/2016

 

_______________________________________________________________________

 

 

 

PIT reconhecido nacional e internacionalmente como exemplo de boa prática

 

O Instituto recebeu ontem a visita da delegação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União do Brasil que se fez acompanhar por um representante do Conselho de Prevenção da Corrupção do Tribunal de Contas português.

 

Esta visita teve como objetivo a apresentação e a constatação da aplicação do Plano de Integridade e Transparência do Instituto, que, segundo os visitantes “é uma das melhores práticas de criação de mecanismos que promovem a transparência e a integridade na Gestão Pública.”

 

Deste encontro, destacam-se as palavras de agradecimento e reconhecimento da delegação, tendo sido sublinhado que o Instituto foi pioneiro na forma como elaborou, comunicou e implementou o PIT, tendo sido considerado “um dos melhores planos que viram até hoje”

 

Ainda neste âmbito, importa relembrar que se realiza no próximo dia 12 de dezembro, no Auditório do Citeforma, em Lisboa, o “Encontro temático + Transparência na Gestão Pública” que reconhece o PIT como uma das melhores práticas de criação de mecanismos que promovem a transparência e a integridade na Gestão Pública, em que o Vice-Presidente do Conselho Diretivo será um dos oradores.

 

Este encontro destina-se a todos os colaboradores do MTSSS e tem como objetivos promover a gestão partilhada e integrada do risco e a transparência na gestão pública e partilhar as boas práticas existentes no MTSS.

 

Publicado 07/12/2016

 

_______________________________________________________________________

 

 

Sessão de apresentação:  Plataforma de Serviços de Interoperabilidade da Segurança Social - bäse
 

O Instituto de Informática realizou, no dia 6 de dezembro, uma Sessão de apresentação da Plataforma de Serviços de Interoperabilidade da Segurança Social – bäse destinada à ASSOFT - Associação Portuguesa de Software.


Esta sessão contou com a presença de cerca de 40 membros da ASSOFT, representantes de diversas empresas da área de Software, Hardware e Comunicações.

 

A bäse é uma plataforma de serviços web, criada pelo Instituto de Informática, que de forma transparente e simplificada comunica dados à Segurança Social.

 

Esta nova plataforma  permite a ligação direta e segura da comunicação de dados entre sistemas informáticos.


Publicado em 06/12/2016

 

_______________________________________________________________________

 

 

sigä App em funcionamento no Instituto de Mobilidade e Transportes


A partir de 18 de novembro


O sigä App - aplicação criada pelo Instituto de Informática, I.P. que permite a emissão de senhas virtuais para atendimento, através de telemóvel -  encontra-se em funcionamento desde hoje, 18 de novembro, no Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT).


Esta solução, disponível em versão para android e iOS, evita que o cidadão tenha de se deslocar ao local para retirar a senha, possibilitando gerir o atendimento à distância.


Através do siga-app, o cidadão pode pesquisar por distrito ou proximidade o serviço de atendimento que lhe interessa, assim como, o assunto a tratar.


O sigä app permite, igualmente, saber comodamente e à distância o número de pessoas em espera bem como a duração do último atendimento.


Salienta-se que, atualmente, este sistema encontra-se também a funcionar nos serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e no Instituto de Emprego e Formação Profissional, estando previsto o seu alargamento a outras entidades num futuro próximo.


Publicado em 18/11/2016


_______________________________________________________________________

 

 

sigaApp


Sistema de Informação para a Gestão do Atendimento – à distância de um toque

 

O Instituto de Informática lançou no passado mês de junho uma aplicação que permite a emissão de senhas virtuais para atendimento, através de telemóvel, evitando que o cidadão tenha de se deslocar ao local para retirar a senha.


Esta solução disponível em versão para android e iOS - permite gerir o atendimento à distância, dando possibilidade ao cidadão de pesquisar por distrito ou proximidade e o serviço de atendimento que lhe interessa, assim como, o assunto a tratar.


O sigä app permite, igualmente, saber comodamente e à distância o número de pessoas em espera bem como a duração do último atendimento.

 

Atualmente, este sistema encontra-se a funcionar nos serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e no Instituto de Emprego e Formação Profissional, estando previsto o seu alargamento a outras entidades num futuro próximo.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Conferência Internacional sobre o Futuro do Trabalho

 

No âmbito das comemorações do centenário do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, realiza-se no próximo dia 19 de outubro, no Tetro Trindade, em Lisboa, uma Conferência Internacional sobre o Futuro do Trabalho.

Aceda aqui ao programa  e inscreva-se até ao próximo dia 14.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Segurança Social Direta distinguida com Prémio Abertura 2016


A Segurança Social Direta, plataforma tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Informática, I.P., venceu o Prémio Abertura 2016.


O Prémio Abertura 2016 é atribuído pela ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas e destina-se a distinguir projetos que contribuam para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.


A atribuição deste prémio à Segurança Social Direta foi anunciado no âmbito da XIV Edição do Linux 2016 / Open Source Lisbon - encontro nacional e de referência no sector, realizada no dia 29 de setembro, em Lisboa.


Já este ano, a nova plataforma da Segurança Social Direta tinha sido distinguida com o Prémio “Os melhores do Portugal Tecnológico”, atribuído pela revista Exame Informática.


Salienta-se que a Segurança Social Direta, área transacional do Portal da Segurança Social, dispõe de 96 funcionalidades, contando com 3.657.620 utilizadores registados e 16.199.896 acessos ao longo do ano de 2015.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Conferência "Inovações na contratação pública, em especial nas TIC"

 

O Instituto de Informática, I. P., em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Direito), promoveu no passado dia 15 de setembro, em Lisboa, nas instalações da Universidade Católica, a Conferência "Inovações na contratação pública, em especial nas TIC".

 

PROGRAMA

09:30 | Receção dos participantes

 

10:00 | Sessão de Abertura


Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pereira da Silva
Presidente do Instituto de Informática, I.P., Paula Salgado

 

10:30 | As linhas gerais do projeto de revisão do Código dos Contratos Públicos
Luis Fábrica [FD-UCP]
Mário Aroso de Almeida [FD-UCP]
Vera Eiró [FD-UNL]

 

13:00 | Pausa para almoço

 

15:00 | As Parcerias para a inovação
Luis Verde de Sousa [FD-UC]

 

15:45 | As aquisições de bens e serviços, em especial os contratos TIC
Álvaro de Castro [Instituto de Informática, I.P.]

 

16:15 | Especificidades do setor social na contratação pública
João Amaral e Almeida [FD-UCP]

 

17:00 | Encerramento
Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pereira da Silva
Vice-Presidente do Instituto de Informática, I.P., João Sequeira

 

Publicado em 31/03/2017

 

_______________________________________________________________________