Notícias Institucionais

sigä App em funcionamento no Instituto de Mobilidade e Transportes


A partir de 18 de novembro


O sigä App - aplicação criada pelo Instituto de Informática, I.P. que permite a emissão de senhas virtuais para atendimento, através de telemóvel -  encontra-se em funcionamento desde hoje, 18 de novembro, no Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT).


Esta solução, disponível em versão para android e iOS, evita que o cidadão tenha de se deslocar ao local para retirar a senha, possibilitando gerir o atendimento à distância.


Através do siga-app, o cidadão pode pesquisar por distrito ou proximidade o serviço de atendimento que lhe interessa, assim como, o assunto a tratar.


O sigä app permite, igualmente, saber comodamente e à distância o número de pessoas em espera bem como a duração do último atendimento.


Salienta-se que, atualmente, este sistema encontra-se também a funcionar nos serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e no Instituto de Emprego e Formação Profissional, estando previsto o seu alargamento a outras entidades num futuro próximo.


Publicado em 18/11/2016


_______________________________________________________________________

 

 

sigaApp


Sistema de Informação para a Gestão do Atendimento – à distância de um toque

 

O Instituto de Informática lançou no passado mês de junho uma aplicação que permite a emissão de senhas virtuais para atendimento, através de telemóvel, evitando que o cidadão tenha de se deslocar ao local para retirar a senha.


Esta solução disponível em versão para android e iOS - permite gerir o atendimento à distância, dando possibilidade ao cidadão de pesquisar por distrito ou proximidade e o serviço de atendimento que lhe interessa, assim como, o assunto a tratar.


O sigä app permite, igualmente, saber comodamente e à distância o número de pessoas em espera bem como a duração do último atendimento.

 

Atualmente, este sistema encontra-se a funcionar nos serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e no Instituto de Emprego e Formação Profissional, estando previsto o seu alargamento a outras entidades num futuro próximo.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Conferência Internacional sobre o Futuro do Trabalho

 

No âmbito das comemorações do centenário do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, realiza-se no próximo dia 19 de outubro, no Tetro Trindade, em Lisboa, uma Conferência Internacional sobre o Futuro do Trabalho.

Aceda aqui ao programa  e inscreva-se até ao próximo dia 14.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Segurança Social Direta distinguida com Prémio Abertura 2016


A Segurança Social Direta, plataforma tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Informática, I.P., venceu o Prémio Abertura 2016.


O Prémio Abertura 2016 é atribuído pela ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas e destina-se a distinguir projetos que contribuam para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.


A atribuição deste prémio à Segurança Social Direta foi anunciado no âmbito da XIV Edição do Linux 2016 / Open Source Lisbon - encontro nacional e de referência no sector, realizada no dia 29 de setembro, em Lisboa.


Já este ano, a nova plataforma da Segurança Social Direta tinha sido distinguida com o Prémio “Os melhores do Portugal Tecnológico”, atribuído pela revista Exame Informática.


Salienta-se que a Segurança Social Direta, área transacional do Portal da Segurança Social, dispõe de 96 funcionalidades, contando com 3.657.620 utilizadores registados e 16.199.896 acessos ao longo do ano de 2015.

 

_______________________________________________________________________

 

 

Conferência "Inovações na contratação pública, em especial nas TIC"

 

O Instituto de Informática, I. P., em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Direito), promoveu no passado dia 15 de setembro, em Lisboa, nas instalações da Universidade Católica, a Conferência "Inovações na contratação pública, em especial nas TIC".

 

PROGRAMA

09:30 | Receção dos participantes

 

10:00 | Sessão de Abertura


Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pereira da Silva
Presidente do Instituto de Informática, I.P., Paula Salgado

 

10:30 | As linhas gerais do projeto de revisão do Código dos Contratos Públicos
Luis Fábrica [FD-UCP]
Mário Aroso de Almeida [FD-UCP]
Vera Eiró [FD-UNL]

 

13:00 | Pausa para almoço

 

15:00 | As Parcerias para a inovação
Luis Verde de Sousa [FD-UC]

 

15:45 | As aquisições de bens e serviços, em especial os contratos TIC
Álvaro de Castro [Instituto de Informática, I.P.]

 

16:15 | Especificidades do setor social na contratação pública
João Amaral e Almeida [FD-UCP]

 

17:00 | Encerramento
Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pereira da Silva
Vice-Presidente do Instituto de Informática, I.P., João Sequeira