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Atualização da disponibilização de apoio social direto às populações

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27-06-2017| ISS

Atualização da disponibilização de apoio social direto às populações


Comunicado de Imprensa

No decurso do plano de emergência decretado e supervisionado pelo Posto de Comando Operacional, o Instituto da Segurança Social, no âmbito do apoio social às vítimas dos incêndios, manteve em funcionamento, entre os dias 17 de junho (sábado) e 23 de junho (sexta-feira), equipas de técnicos para prestarem atendimento e acompanhamento social nos concelhos abrangidos pelos incêndios.

 

As equipas de apoio funcionaram junto dos centros de acolhimento de emergência nas zonas mais fustigadas, no distrito de Leiria, concretamente nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Ansião, tendo este apoio sido posteriormente alargado ao distrito de Coimbra, às populações de Góis e Pampilhosa da Serra.

 

Uma vez declarados extintos os incêndios, importa agora ver garantido o atendimento e apoio social de proximidade às vítimas dos incêndios, com maior incidência nas zonas mais afetadas com perda de vidas humanas e de bens pessoais e de subsistência.

 

Nos dias 24 e 25 de junho (sábado e domingo) o apoio da Segurança Social manteve-se em 4 postos fixos de atendimento, no período entre as 9h e as 18h, nos seguintes locais: Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Ansião.

 

Assim, desde dia 26 de junho (segunda feira), o apoio da Segurança Social está a ser assegurado por equipas de ação social nos Serviços Locais existentes, sendo que especificamente para os concelhos mais afetados - Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande – as equipas de atendimento serão reforçadas em número, por forma a garantir o acompanhamento regular com cada família vitima dos incêndios.

 

Este acompanhamento, reforçado em virtude da especial situação vulnerabilidade das populações afetadas, contemplará:

  • Atendimento permanente, por marcação e espontâneo;
  • Avaliação diagnóstica das necessidades, dos danos e das perdas;
  • Acompanhamento regular, sempre que se justificar ou for solicitado, para as situações sinalizadas/a sinalizar;
  • Avaliação e atribuição de subsídios e prestações sociais e familiares, com apoio no preenchimento de requerimentos;
  • Visitas domiciliárias, sempre que se justificar em articulação interinstitucional – Saúde, Autarquias, GNR, IPSS, etc.;
  • Encaminhamento e articulação interinstitucional no âmbito da rede local de intervenção.

Este acompanhamento permitirá ainda ativar os recursos necessários ao nível social, da saúde e outros, por forma a suportar as pessoas e as famílias no seu processo de recuperação pós-incêndio.

 

Serviços Locais de Ação Social

 

Concelho

Horário

2ª a 6ª feira

Morada Linha telefónica de apoio
Ansião 09h00 às 17h00 Serviço Local da Segurança Social de Ansião,
Rua Erbach
3240-134 Ansião
300 518 003
Castanheira de Pera

09h00 às 17h00,

ou outro horário, por marcação

Serviço Local da Segurança Social de Castanheira de Pera,
Rua Silva Bernardes, n.º 6, r/c
3280-044 Castanheira de Pera
Figueiró dos Vinhos Serviço Local da Segurança Social de Figueiró dos Vinhos,
Av. José Malhoa – Antiga Escola Primária, n.º 2
3260-402 Figueiró dos Vinhos
Pedrógão Grande Serviço Local da Segurança Social de Pedrogão Grande,
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro,
Edifício Polivalente, n.º 36, r/c
3270-092 Pedrógão Grande

 

Foi ainda criado um número de telefone específico (300 518 003) para atendimento e acompanhamento das populações afetadas.  

 

Em alternativa, sobretudo para quem tenha dificuldade em se deslocar aos Serviços Locais de Ação Social, pode também ser contactada a Linha Nacional de Emergência Social (LNES) – 144.

 

Este é um serviço telefónico público, gratuito, de funcionamento ininterrupto, 24h por dia, todos os dias do ano. Tem por objetivo garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social, bem como assegurar a acessibilidade a um posterior encaminhamento/acompanhamento sociais.