«Voltar

Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional assinam Protocolo para a Empregabilidade e Integração

Esta informação foi útil?

10-04-2013| ISS

Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional assinam Protocolo para a Empregabilidade e Integração


Para promover e agilizar os processos de integração profissional, social e pessoal de cidadãos que se encontrem em situação de pobreza e exclusão social.

O Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional assinaram, no dia 5 de abril, o Protocolo de Cooperação para a Empregabilidade e Integração, com vista a promover e agilizar os processos de integração profissional, social e pessoal de cidadãos que se encontrem em situação de pobreza e exclusão social, identificados no âmbito do Programa CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social Mais).

O Programa CLDS+ tem como objetivo a promoção da inclusão social através de ações que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, o combate à pobreza, principalmente infantil, e a exclusão social em territórios vulneráveis, tendo especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade.

Com este novo programa prevê-se a criação de cerca de 400 postos de trabalho, através da celebração de 80 novos Contratos de Desenvolvimento Social onde serão aplicados cerca de 20 milhões de euros.

Criados em 2007, a primeira vaga de Contratos Locais de Desenvolvimento Social vigorou entre 2010 e 2012, após um primeiro projeto-piloto.

Com o Protocolo agora assinado entre o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional os procedimentos e etapas de candidaturas serão simplificados assegurando uma maior eficácia e nível de execução do Programa CLDS+.