Gestão por objetivos

Esta informação foi útil?
Atualizado em: 19-01-2012

O que é?

A Gestão por Objetivos no II,I.P. corresponde à introdução de uma nova postura dos seus colaboradores, mais pró-ativa, centrada no cumprimento dos objetivos e preocupada com a relação entre os meios e os resultados.


É, por outras palavras, uma nova atitude que pressupõe a escolha de instrumentos capazes de medir a eficácia, eficiência e qualidade da gestão, tendo em vista não só a melhoria do seu desempenho, mas também o propósito de prestação de contas e de transparência de atuação.

 

A Gestão por Objetivos adotada pelo II,I.P. tem por base um ciclo de gestão no qual, são fixados os objetivos de desempenho, de forma quantitativa e calendarizada, o desempenho efetivo é medido e é objeto de reporte regular.
No II,I.P. a Gestão por Objetivos é um processo que integra um conjunto de instrumentos:

 

  • PESI
  • Carta de Missão
  • Orçamento
  • Mapa de Pessoal
  • Plano de Atividades
  • Balanced Scorecard
  • Relatório de Atividades
  • Relatório de Gestão
  • Quadro de Avaliação e Responsabilização,

que garantem, no seu conjunto, um controlo interativo e a adoção de uma atitude dinâmica permanente, por parte de todos os dirigentes e colaboradores, no sentido da ação e da responsabilização.

 

 

Aceda documentos mencionados através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
 

Plano Estratégico de Sistemas de Informação (PESI)

Carta de Missão

Orçamento

Mapa de Pessoal

Plano de Atividades

Balanced Scorecard (BSC)

Relatório de Atividades

Relatório de Gestão

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR)