- Objetivos e princípios
- História
- Organismos
- Direção Geral da Segurança Social
- Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, I.P.
- Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P.
- Instituto de Informática, I.P.
- Instituto da Segurança Social, I.P.
- Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM
- Instituto da Segurança Social dos Açores
- As Organizações Internacionais e a Segurança Social
- Prémios
- Estatísticas
- Orçamento e conta da Segurança Social
- Lista de devedores na Segurança Social
- Serviços de atendimento
- Linha Segurança Social/Atendimento Automático
- Atendimento por marcação
- Bolsa de Médicos
Sistema de Gestão
O que é?
A Gestão por Objetivos no II,I.P. corresponde à introdução de uma nova postura dos seus colaboradores, mais pró-ativa, centrada no cumprimento dos objetivos e preocupada com a relação entre os meios e os resultados.
É, por outras palavras, uma nova atitude que pressupõe a escolha de instrumentos capazes de medir a eficácia, eficiência e qualidade da gestão, tendo em vista não só a melhoria do seu desempenho, mas também o propósito de prestação de contas e de transparência de atuação.
A Gestão por Objetivos adotada pelo II,I.P. tem por base um ciclo de gestão no qual, são fixados os objetivos de desempenho, de forma quantitativa e calendarizada, o desempenho efetivo é medido e é objeto de reporte regular.
No II,I.P. a Gestão por Objetivos é um processo que integra um conjunto de instrumentos:
- PESI
- Carta de Missão
- Orçamento
- Mapa de Pessoal
- Plano de Atividades
- Relatório de Atividades
- Relatório de Gestão
- Quadro de Avaliação e Responsabilização
- Plano de Integridade e Transparência,
que garantem, no seu conjunto, um controlo interativo e a adoção de uma atitude dinâmica permanente, por parte de todos os dirigentes e colaboradores, no sentido da ação e da responsabilização.
Aceda documentos mencionados através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Plano Estratégico de Sistemas de Informação (PESI)
O Plano Estratégico de Sistemas de Informação apoia-se na estratégia de negócio da Segurança Social para uma definição detalhada das futuras necessidades de informação, das tecnologias que irão ser utilizadas, das aplicações a desenvolver e dos recursos humanos a formar, que no seu conjunto irão constituir o Sistema de Informação capaz de dar suporte eficiente e eficaz ao desenvolvimento da missão da Segurança Social.
Aceda ao Plano Estratégico de Sistemas de Informação através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Carta de Missão
Com a nomeação ou recondução do Conselho Diretivo é celebrado um Contrato de Gestão com o membro do Governo responsável pela sua Tutela que constitui um instrumento indispensável à gestão por objetivos e uma base de avaliação de desempenho dos dirigentes máximos do II,I.P..
Orçamento
Os objetivos de eficiência da gestão medem-se através da relação entre os bens produzidos e serviços prestados e os recursos utilizados.
O orçamento é a expressão das receitas e despesas do II,I.P. relativamente a um exercício e é um instrumento fundamental da gestão que materializa os objetivos e metas para um período determinado, e que permite o devido acompanhamento e a avaliação da gestão.
Mapa de Pessoal
Tendo em consideração a missão, as atribuições, a estratégia, os objetivos superiormente fixados, as competências dos Departamentos e os recursos financeiros disponíveis, a gestão planeia, aquando da preparação da proposta de orçamento, as atividades, de natureza permanente ou temporária, a desenvolver durante o exercício seguinte, bem como o respetivo mapa de pessoal.
O mapa de pessoal contém a indicação do número de postos de trabalho de que o II,I.P. carece para o desenvolvimento das respetivas atividades.
Plano de Atividades
O ciclo de gestão anual inicia-se com a fixação dos objetivos do Instituto para o ano seguinte, tendo em conta a sua missão, as suas atribuições, os objetivos estratégicos plurianuais determinados superiormente, os compromissos assumidos no Contrato de Gestão pelo Conselho Diretivo, os resultados da avaliação do desempenho e as disponibilidades humanas, materiais e financeiras.
A elaboração do Plano de Atividades contempla diversas etapas, nomeadamente:
- Definição dos objetivos estratégicos;
- Definição de prioridades;
- Definição e ponderação de objetivos e seu desdobramento;
- Decisões sobre os projetos e seu planeamento;
- Apresentação e discussão das opções tomadas dos vários Departamentos com o Conselho Diretivo;
- Consolidação da informação e elaboração do Plano Anual de Atividades;
- Discussão final e aprovação do Plano pela Direção;
- Submissão do Plano à aprovação da Tutela.
Aceda aos Planos de Atividades do II,I.P. através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Relatório de Atividades
O Relatório de Atividades constitui uma demonstração qualitativa e quantitativa dos resultados alcançados no exercício. Este documento integra ainda o balanço social e o relatório de autoavaliação, tal como previsto na Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro.
A autoavaliação é acompanhada de informação relativa:
a) À apreciação, por parte dos utilizadores, da quantidade e qualidade dos serviços prestados;
b) À avaliação do sistema de controlo interno;
c) Às causas de incumprimento de ações ou projetos não executados ou com resultados insuficientes;
d) Às medidas que devem ser tomadas para um reforço positivo do desempenho, evidenciando as condicionantes que afetem os resultados a atingir;
e) À comparação com o desempenho de serviços idênticos, no plano nacional e internacional, que possam constituir padrão de comparação;
f) À audição de dirigentes intermédios e dos demais trabalhadores na autoavaliação do serviço.
Aceda aos Relatórios de Atividades do II,I.P. através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Relatório de Gestão
O relatório de gestão permite a comparabilidade entre os objetivos definidos, os meios e métodos utilizados na execução das atividades e a avaliação dos resultados obtidos, no sentido de identificar o grau de eficácia e de eficiência atingido pela gestão.
Através deste documento pretende-se efetuar uma exposição fiel acerca das atividades desenvolvidas durante o exercício, da execução orçamental, dos resultados obtidos, bem como das perspetivas de evolução futura.
Aceda aos Relatórios de Gestão do II,I.P. através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR)
O QUAR é um referencial sobre a razão de ser e de existência do II,I.P. (missão), dos seus propósitos de ação (objetivos estratégicos), da aferição da sua concretização e da explicitação sumária dos desvios apurados no fim do ciclo de gestão.
O QUAR está sujeito a uma avaliação regular e permite evidenciar:
a) A missão;
b) Os objetivos estratégicos plurianuais determinados superiormente;
c) Os objetivos anualmente fixados e, em regra, hierarquizados;
d) Os indicadores de desempenho e respetivas fontes de verificação;
e) Os meios disponíveis, sinteticamente referidos;
f) O grau de realização de resultados obtidos na prossecução de objetivos;
g) A identificação dos desvios e, sinteticamente, as respetivas causas;
h) A avaliação final do desempenho.
Aceda aos Quadros de Avaliação e Responsabilização do II,I.P. através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Plano de Integridade e Transparência
O Instituto de Informática, I.P. dispõe do Plano de Integridade e Transparência - PIT, em cumprimento da Recomendação n.º 1/2010, de 7 de abril, do Conselho de Prevenção da Corrupção.
O Plano de Integridade e Transparência integra os seguintes instrumentos:
• Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas;
• Código de Ética e Conduta do Instituto;
• Regulamento de Utilização da Informação;
• Regulamento de Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação;
• Código de Conduta de Fornecedores.
Aceda ao Plano de Integridade e Transparência e ao respetivo Relatório de Avaliação Anual através da caixa “Documentos Institucionais” existente na coluna lateral direita desta página.
Portugal 2020

Designação do projeto | Registo IPSS_AM + Simples
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-043945
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo implementar um Sistema de Informação de suporte aos Atos de Registo de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Associações Mutualistas (AM)
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidade Parceira | DGSS
Estado da Candidatura | Submetida - Aguarda Decisão
Data de início | 01-05-2019
Data de conclusão | 31-10-2020
Custo candidatado | 429.712,80 EUR
Designação do projeto | Protege +
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-040616
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo a Conceção e Implementação de sistema de informação de suporte que permita o registo da sinalização on-line, através do portal da Comissão Nacional e acessível ao Cidadão, incluindo às crianças e aos jovens vítimas ou testemunhas que, permita o registo da informação e, posteriormente, a transferência eletrónica da mesma para a CPCJ territorialmente competente
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidades Parceiras | CNPDPCJ ; ISS
Estado da Candidatura | Aprovada
Data de início | 19-06-2019
Data de conclusão | 18-06-2021
Custo elegível Aprovado | 997.965,42 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 568.341,31 EUR
Designação do projeto | GAJ .: Gestão de Apoio Judiciário
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-040219
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo implementar uma nova funcionalidade na Segurança Social Direta, recorrendo à desmaterialização e simplificação processual no que toca ao tratamento dos pedidos de apoio judiciário
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidades Parceiras | ISS; IGFEJ
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-02-2019
Data de conclusão | 31-01-2021
Custo elegível Aprovado | 969.922,54 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 552.370,89 EUR
Designação do projeto | NCS .: Nova Carta Social
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-035491
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo simplificar e desmaterializar a interação entre o cidadão e a Segurança Social no que toca aos processos de informação e atualização de dados referentes à rede de serviços equipamentos, e de divulgação de respostas sociais, através de uma ferramenta disponível online
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidade Parceira | GEP
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 15-04-2018
Data de conclusão | 14-04-2020
Custo elegível Aprovado | 995.605,86 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 566.997,54 EUR
Designação do projeto | RFI .: Racionalização da Função Informática
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-021924
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo criar as condições para a integração de todas as entidades do MTSSS numa única Solução de ITSM para Gestão por processos ISO 20000, onde podem efetuar o registo dos Incidentes e pedidos de serviço
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Concluida
Data de início | 20-01-2016
Data de conclusão | 18-11-2016
Custo elegível Aprovado | 142.837,65 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 81.346,04 EUR
Designação do projeto | Seg-Social com iAP
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-040132
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo implementar o processo de integração de informação do SISS com a iAP, suportados sempre em protocolos entre as partes, por forma a que a mesma seja consumida por quem dela precisa, sempre que se justificar e com a devida autorização do próprio
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-10-2017
Data de conclusão | 30-09-2019
Custo elegível Aprovado | 172.950,30 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 98.495,20 EUR
Designação do projeto | Visão 360º .: Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente no ISS, I.P.
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-022126
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo a conceção, desenvolvimento e implementação de um sistema de Gestão do Relacionamento de suporte a todos os canais de atendimento, desmaterializado e abrangente a todas as áreas de negócio do ISS e IGFSS. Será garantida também a disponibilização de uma visão 360 do Cliente da Segurança Social
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidade Parceira | ISS
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-04-2017
Data de conclusão | 29-03-2020
Custo elegível Aprovado | 2.880.000 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 1.640.160 EUR
Designação do projeto | App Seg_Social + Proxima
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-040129
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo a implementação de uma Aplicação Móvel para a Segurança Social, App Segurança Social + Próxima que permitirá, de uma forma intuitiva, prática e segura, efetuar as principais tarefas decorrentes da relação do cidadão com a Segurança Social
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-04-2018
Data de conclusão | 30-09-2019
Custo elegível Aprovado | 89.880,53 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 51.186,96 EUR
Designação do projeto | DROP .: Declarações de Remunerações Oficiosas e Parentalidade
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-022109
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo levar a cabo a desmaterialização e reengenharia, em dois processos de negócio que são complementares entre si: Declarações de Remunerações Oficiosas e a desmaterialização completa do Processo de Parentalidade cuja tramitação e tratamento têm ainda por base o papel
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidade Parceira | ISS
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-03-2017
Data de conclusão | 27-02-2020
Custo elegível Aprovado | 1.682.291,22 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 958.064,85 EUR
Designação do projeto | Catálogo de produtos de apoio para pessoas com deficiência e incapacidade
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-022167
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo a implementação de uma ferramenta nacional em formato de “catálogo de produtos de apoio” acessível via web, que irá potenciar um maior acesso aos produtos e possibilidade de comparação para melhor prescrição/aquisição, bem como uma melhor gestão dos recursos financeiros e maior transparência e concorrência no mercado
Entidade Promotora | INR
Entidade Parceira | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Concluida
Data de início | 20-03-2017
Data de conclusão | 20-04-2018
Custo elegível Aprovado | 171.896,91 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 97.895,29 EUR
Designação do projeto | BERTA .: Base do Emprego, Relações de Trabalho em Ação
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-044020
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo reformular o sistema de informação da DGERT com vista a contribuir para a modernização da relação da DGERT com a sociedade em geral em particular na relação com as empresas e parceiros socais, com resultados esperados ao nível da redução de custos públicos de contexto e reflexos muito positivos na interação com a população
Entidade Promotora | DGERT
Entidade Parceira | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Submetida - Aguarda Decisão
Data de início | 01-05-2019
Data de conclusão | 30-04-2021
Custo candidatado | 322.432,96 EUR
Designação do projeto | Relatório Único +simples
Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-022511
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo a criação de um Portal que disponibiliza informação científica e técnica, nomeadamente informação estatística, de apoio à tomada de decisão do Governo e outros Órgãos de Soberania, bem como Parceiros Sociais e demais Administração, permitindo estudo e avaliação ex-ante, on going e ex-post das políticas da área de intervenção do Ministério e por outros ministérios, Academia e Sociedade
Entidade Promotora | GEP
Entidade Parceira | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-04-2017
Data de conclusão | 30-03-2020
Custo elegível Aprovado | 283.097,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 161.223,75 EUR

Designação do projeto | IA - SAF Prototipo Inteligencia Artifical-SAF
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000200
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo que visa avaliar a implementação um processo de machine learning, sobre um universo de dados de processos de averiguação de SAF
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Aprovada
Data de início | 01-02-2019
Data de conclusão | 30-11-2019
Custo Candidatado | 100.970,00 EUR
Designação do projeto | Revisão de processo do SGI
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000028
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo reformular o Sistema de Gestão Integrado do Instituto de Informática, I.P., de modo a responder às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas sucessivamente nos vários diagnósticos, assessments e auditorias realizadas
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Em Execução - Aguarda Revisão de datas
Data de início | 01-02-2017
Data de conclusão | 26-02-2018
Custo elegível Aprovado | 68.451,76 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 58.184,00 EUR
Designação do projeto | Estudo arquitetura informacional SS_CGA
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000012
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo analisar a informação de ‘cadastro’ existente na Segurança Social e na CGA, identificando os requisitos necessários para um nivelamento entre essa informação e com essa análise ter uma base que permita uma tomada de decisão sobre possíveis formas de integração de informação
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Concluida
Data de início | 01-02-2017
Data de conclusão | 31-01-2018
Custo elegível Aprovado | 364.555,31 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 309.872,01 EUR
Designação do projeto | Programa de Transformação
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000185
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo levar a cabo três subprojectos de transformação que tem por objetivo melhorar a qualidade, eficiência e complience do Sistema de Informação da Segurança Social. Pretende-se adotar medidas inovadoras de normalização, simplificação, integração e automatização promovendo a eficiência interna e melhorar as condições de trabalho dos funcionários da AP, e melhorar a abrangência a acessibilidade dos sistemas de informação on-line da segurança social
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Entidade Parceira | ISS
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 01-11-2017
Data de conclusão | 30-10-2019
Custo elegível Aprovado | 1.191.674,89 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 1.012.923,66 EUR
Designação do projeto | Implementar o Sistema de Gestão da Conciliação no II, I.P.
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000303
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo implementar o Sistema de Gestão da Conciliação no II, I.P., com posterior certificação. Esta implementação visa promover o desenvolvimento de medidas de conciliação mais atrativas e que garantam um melhor equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal todos os trabalhadores e trabalhadoras do II
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Submetida - Aguarda Decisão
Data de início | 03-02-2020
Data de conclusão | 30-06-2021
Custo Candidatado | 64.050,20 EUR
Designação do projeto | Transformação Digital na Segurança Social – Alinhamento com nova Visão 2.0
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000248
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo tem como finalidade levar a cabo um plano de transformação ao nível da Estratégia dos Sistema de Informação. Permitirá também levar a cabo um estudo para racionalização dos processos implementados no Processo de Continuidade de Negócio, por forma a aumentar a sua eficiência e eficácia e adequabilidade ás exigências da transformação digital em curso
Entidade Promotora | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Submetida - Aguarda Decisão
Data de início | 01-07-2019
Data de conclusão | 30-06-2021
Custo Candidatado | 515.921,52 EUR
Designação do projeto | AGORA .: Agilizar, Gerir, Organizar, Relacionar, Automatizar
Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000007
Objetivo principal | O Projeto tem como objetivo implementar quatro subprojectos com os respetivos objetivos: Subprojecto 1: Desmaterialização e automatização do processo Prestações Familiares; Subprojecto 2 : Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente – cenários e requisitos ; Subprojecto 3: Criação de Aplicação Informática para a Gestão de Relações Internacionais; Subprojecto 4: Recuperação e Disponibilização da Informação Micrográfica dos Centros Distritais
Entidade Promotora | ISS
Entidade Parceira | Instituto de Informática, I.P.
Estado da Candidatura | Em Execução
Data de início | 02-03-2016
Data de conclusão | 31-12-2019
Custo elegível Aprovado | 1.943.000,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 1.651.550,00 EUR
Documentos institucionais
i