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Sistema de Gestão

O Instituto de Informática tem implementado desde o ano de 2008, um Sistema Integrado de Gestão, traduzindo este uma combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas pelo Instituto, de modo a implementar as políticas, objetivos e estratégia definida pela organização.

 

Atualmente o SIG é composto por 4 subsistemas:

 

  • Sistema de Gestão da Qualidade,
  • Sistema de Gestão da Segurança de Informação,
  • Sistema de Gestão de Serviços,
  • Sistema Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal 

 

Estes subsistemas estão definidos e implementados na observância dos principais referenciais normativos aplicáveis nesta matéria:

 

  • NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade (Requisitos);
  • ISO/IEC 20000-1:2018 – Sistema de Gestão de Serviços (Requisitos);
  • ISO/IEC 27001:2013 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação (Requisitos);
  • NP ISO 3100:2018 – Gestão do Risco (Linhas de Orientação);
  • NP 4552:2022 – Sistema Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal (Requisitos)

 

Na presente data o Sistema Integrado de Gestão do Instituto de Informática é certificado em quatro normas internacionais: ISO/IEC 20000-1; ISO/IEC 27001; NP EN ISO 9001; NP 4552.

  

O Instituto de Informática está comprometido em melhorar continuamente o seu Sistema Integrado de Gestão, em todas as suas componentes (Qualidade, Segurança da Informação, Serviços, Conciliação), assim como os serviços que disponibiliza, utilizando para tal a ferramenta de gestão conhecida como Ciclo de Deming ou PDCA (Plan-Do-Check-Act). 

 

O Instituto de Informática adotou um modelo de gestão por objetivos, obedecendo a um ciclo de planeamento anual que visa assegurar o planeamento estratégico e operacional da atividade do Instituto, garantindo o cumprimento das suas atribuições e controlo da atividade relacionada com as TIC no MTSSS.