O IGFCSS, IP foi criado em 1999 e sucedeu ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) que era até então, simultaneamente, fundo e entidade gestora. O IGFCSS, I.P. assumiu assim o papel, autónomo, de entidade gestora de fundos em regime de capitalização, podendo disponibilizar esses serviços a entidades públicas e privadas.
No seguimento da reflexão estratégica, encetada em 2003 o Instituto definiu como objetivo estratégico ser reconhecido como o gestor público de ativos, isto é, a entidade que na administração pública possui a especialização necessária e oferece soluções adequadas de investimentos a custos competitivos.
Desde então, o Instituto encetou um esforço sistemático no sentido de adotar as melhores práticas no desenvolvimento da sua atividade principal de gestão de ativos. Desde 2003 que o Instituto trabalha por objetivos e por projetos e, desde 2004, assumiu a Qualidade como uma das linhas orientadoras do seu desempenho, tendo, em 2006, obtido o certificado Committed to Excellence da European Fundation for Quality Management. No mesmo ano de 2006, o FEFSS, pelo seu modelo de investimento, foi distinguido pela revista Investments & Pensions Europe como o melhor fundo de pensões em Portugal, voltando a ser distinguido com este prémio em 2009 e 2010. Também em 2010 o (FEFSS) foi premiado com um Certificado de Mérito pelo projeto “Dynamic Strategic Asset Allocation”.
Até ao final do ano de 2006 o Instituto privilegiou o esforço para estruturar e medir os seus processos, tendo desenvolvido um sistema de informação de gestão para monitorizar os seus resultados.
Concretizou-se assim a máxima MEDIR, GERIR, CRIAR VALOR.
Em junho de 2007 foi alterada a orgânica do Instituto, mantendo as atribuições anteriores.
Em novembro do mesmo ano a APCER atribuiu ao Instituto a certificação no âmbito da atividade de Gestão de Ativos em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2000, um marco no projeto de descrição de todos os processos desenvolvidos pelo Instituto tendo em vista a standardização dos procedimentos e a libertação dos recursos humanos para tarefas de maior valor acrescentado, com maior componente inovadora, enfim, realizar o compromisso com a melhoria contínua.
O IGFCSS, IP aumentou, a partir de abril de 2008, o número de fundos sob gestão com a criação do Fundo dos Certificados de Reforma destinado a servir de veículo comum ao reforço da proteção social individual no âmbito do Regime Público de Capitalização (RPC), o regime de iniciativa pública que se insere no sistema complementar de Segurança Social previsto na Lei de Bases de Segurança Social.
Em 2009 o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) foi considerado o melhor Fundo de Pensões Português, na cerimónia anual promovida pelo IPE-Investments & Pensions Europe, voltando a ser distinguido com este prémio em 2010.
Em março de 2010 o FEFSS foi premiado com um CERTIFICADO DE MÉRITO pelo projeto “Dynamic Strategic Asset Allocation”, atribuído pela ISSA – International Social Security Association.
Desde então, o IGFCSS, IP renova/transita a certificação da atividade de Gestão de Ativos em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2008.
Sob esta orientação o Conselho Diretivo tem como intuito desenvolver no Instituto uma cultura de excelência, promover o nome do Instituto como entidade pública especializada na gestão de ativos de Fundos do Estado, competente, competitiva e eficiente e merecedora de confiança nos seus processos.