Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Secções de processo executivo

O que é O que é

As secções de processo executivo têm como missão a recuperação de dívidas à Segurança Social através da cobrança coerciva.

 

Aceda aos contactos dos serviços de atendimento das secções de processo executivo em Documentação Relacionada > Serviços de Atendimento, associada a esta página.

Secção de Processo online Secção de Processo online

Agora é mais fácil: Acompanhe a sua dívida sem necessidade de se deslocar aos Serviços.

 

Na Segurança Social Direta (SSD) os contribuintes podem acompanhar a sua dívida em execução fiscal, sem necessidade de contacto presencial ou telefónico com os serviços da Segurança Social.

 

Podem ser consultados:

  • os processos executivos;
  • a dívida em execução por mês de referência;
  • as notificações e citações eletrónicas;
  • os planos prestacionais;
  • os pagamentos realizados.

 

Podem ser emitidos:

  • os documentos de cobrança para efetuar o pagamento;
  • o extrato das dívidas em execução fiscal, organizado por processo executivo.

 

Pode ainda requerer e ter a aprovação imediata online de um plano prestacional, se a totalidade da dívida em execução fiscal for inferior a 100.000€ e cumprir os seguintes requisitos:

 

  • Pessoas Singulares: dívida inferior a 5.000€ por processo e apensos;
  • Pessoas Coletivas: dívida inferior a 10.000€ por processo e apensos.

 
Os processos não podem ter tido acordos incumpridos, estarem suspensos ou em reversão.

Serviço de atendimento telefónico Serviço de atendimento telefónico

O contribuinte tem ao seu dispor um serviço de atendimento telefónico (SAT), de forma a tornar o seu contacto mais célere e cómodo.


Linha telefónica: +351 300 036 036 ou +351 218 433 320


Horário: Dias úteis, das 9h às 18h


Nesta linha, o contribuinte pode pedir:
• Informação sobre processos em curso;
• A emissão de DUC e extratos de valores em dívida;
• Informações genéricas;
• Informações sobre o estado do seu pedido de análise de divida.

 

Para facilitar o contacto, o executado deverá ter consigo o NIF ou NISS.
 

Informações por correio eletrónico Informações por correio eletrónico

Para obter informações e envio de documentação sobre o processo de execução fiscal envie mensagem para o seguinte endereço eletrónico: igfss-divida@seg-social.pt

 

Para facilitar o contacto, o executado deve indicar, no campo do assunto, o NIF ou NISS.

Atendimento por marcação Atendimento por marcação

O atendimento por marcação encontra-se disponível em todas as Secções de Processo Executivo.

 

É um serviço que permite o agendamento do atendimento em dia e hora previamente definidos. Com este serviço o cidadão é atendido no dia e hora que mais se adequa à sua disponibilidade, sem ter de permanecer em filas de espera.

 

Os atendimentos presenciais nas Secções de Processo são marcados previamente através da linha +351 300 036 036 ou +351 21 843 33 20 ou on-line através do link https://siga.marcacaodeatendimento.pt/.