O Regime Público de Capitalização é o novo regime oferecido pela Segurança Social, de natureza complementar e de adesão voluntária. Este regime oferece-lhe a possibilidade de efetuar descontos adicionais ao longo da sua vida ativa. Os seus descontos são convertidos em Certificados de Reforma e registadas numa conta em seu nome, aos quais acrescem os rendimentos da capitalização obtidos até à idade de reforma.

Ao tornar-se aderente passa a efetuar um desconto mensal cujo valor é determinado em função da sua remuneração e da taxa por si escolhida que pode ser de 2%, 4% ou ainda de 6% se tiver 50 ou mais anos de idade. Anualmente, no mês de fevereiro, pode alterar o montante que quer entregar nos 12 meses seguintes ou suspender a sua adesão.

Todos os anos receberá um extrato da sua conta e em cada momento pode consultar o saldo da sua conta individual neste site através da Segurança Social Direta (terá de fazer previamente o registo caso ainda não o tenha feito e aguardar que lhe seja enviada a senha de acesso para a morada que indicar).

Quando passar à situação de pensionista ou aposentado, é-lhe dada a possibilidade de levantar o capital acumulado correspondente ao valor dos seus Certificados de Reforma. Se preferir pode converter o capital acumulado num complemento mensal vitalício ou transferir os Certificados de Reforma para os seus filhos ou cônjuge, caso estes sejam aderentes do Regime Público de Capitalização. Pode ainda optar por conjugar várias das opções anteriores. Cada aderente poderá usufruir da sua poupança da forma mais adequada à sua situação pessoal.

O Fundo é gerido pelo Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, IP, instituto que gere, desde 1999, o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) e é a entidade, no âmbito da Administração Pública, especializada na gestão de ativos de fundos autónomos. A política de investimentos do Fundo dos Certificados de Reforma regula-se por critérios de gestão prudente, de baixo risco, com regras idênticas às que são seguidas na gestão do FEFSS.

Para simular o cálculo do valor da contribuição mensal, preencha os dados e clique em "Calcular".

Para qualquer informação adicional, por favor, contacte a Linha Segurança Social:

 €
 €