O Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) desempenha um papel fulcral na Sociedade Portuguesa, tanto ao nível do reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos e empresas, como ao nível da promoção, proteção e inclusão social dos cidadãos mais desamparados. Contudo, os recursos necessários para prestar um serviço de excelência são limitados, o que obriga à definição de linhas estratégicas focadas na minimização do desperdício e na prevenção de fatores que possam colocar em causa o desempenho da sua Missão.
Neste sentido, o ISS tem traçado um caminho consistente ao nível da identificação, tratamento e monitorização de fatores de críticos, que põem em causa o normal funcionamento dos Processos da organização, assim como a sua imagem e reputação perante a opinião publica.
O Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, inicialmente adotado em cumprimento de uma recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção, veio acelerar a adoção de um Sistema de Gestão de Risco no ISS, que constitui o ponto de partida para um processo de mudança, assente na prevenção e mitigação dos eventos de riscos identificados nas atividades desenvolvidas, e que implica o envolvimento e compromisso de todos.
O Plano de Gestão de Riscos do ISS, IP (PGR), em alinhamento com os objetivos estratégicos do ISS, IP, visa promover a compreensão sobre a natureza dos riscos de gestão, eventos de risco, fatores e indicadores-chave, constituindo um input importante para a fase de avaliação de riscos e para as decisões sobre a necessidade de os mesmos serem tratados, as estratégias e métodos mais adequados, a par do permanente aperfeiçoamento dos seus instrumentos de gestão e controlo interno.
Consulte este Plano e a Estratégia Antifraude na coluna lateral direita desta página em “Institucionais”.