Avaliação da Situação da Vacinação nas Respostas Sociais 
 

Em contexto de pandemia e para promover a adesão da população à vacinação contra a Covid-19, foi determinante o papel das entidades do setor social e solidário.

 

A cooperação entre o ISS, IP e as entidades, contribuiu para uma comunicação clara e objetiva do papel fundamental na promoção da vacinação, recomendando e facilitando a vacina aos seus utentes e profissionais, evidenciando os benefícios a nível individual e coletivo.

 

Ao disponibilizar informação simples e clara, também o ISS, IP através dos seus profissionais nos Centros Distritais, contribuíram para as taxas de vacinação em respostas tão importantes, como as estruturas residenciais para pessoas idosas, os serviços de apoio domiciliários e os centros de dia.

 

A promoção da vacinação contra a COVID-19 nestas respostas sociais, surgiu como uma resposta central e de reforço, a par das respostas de prevenção já existentes, tendo como objetivo prevenir o surgimento de doença grave e das suas consequências.

 

Tornar a toma da vacina “visível” para os outros, foi, sem duvida, uma mais valia em termos sociais, e mais uma vez revelou a importância de todo o setor social nos resultados alcançados.

 

 

ISS lança Observatório Nacional de Emergência Social

Perspetivas e Avaliação da Emergência Social em Portugal

O ISS, IP disponibiliza a partir deste mês de abril de 2022, o Observatório Nacional de Emergência Social (ONES).

 

O ONES visa promover o conhecimento científico na área da emergência social, através da disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada sobre o tema, numa perspetiva de cidadania e de contribuição para a fundamentação e avaliação das políticas públicas. Pretende também aprofundar o conceito e as dinâmicas da Emergência Social, em Portugal. Esse caminho far-se-á a partir de diferentes dimensões e níveis de análise, recorrendo nomeadamente, à comparação nacional de indicadores estatísticos, por forma, a estabelecer um racional do fenómeno da emergência social.

 

Temos como meta mais e melhores respostas de emergência social e precisamos de contagiar comunidades e centros de investigação para o desafio comum de responder às pessoas na sua individualidade, sem preconceitos.

 

 

Atualização de Números da Plataforma Portugal for Ukraine

Os números da Operação Portugal for Ukraine foram atualizados esta terça-feira, 26 de abril. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) contabilizou 34.547 pedidos de atribuição de Número de Identificação da Segurança Social (NISS), dos quais 33.645 já foram atribuídos. Foram ainda deferidas até ao momento 5.676 prestações sociais.

 

Na área dos atendimentos, foram feitos 16.537 agendamentos para as sessões de Atendimento do Instituto da Segurança Social (ISS) e do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), enquanto que 4.576 foram atendidas através da marcação da App Siga. A Linha de Apoio a Crianças Ucranianas, Childcare for Ukraine, contou com 2.436 emails e 611 chamadas. Houve ainda 308 pessoas acolhidas pelo ISS e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Em termos de emprego, foram registadas no nosso país 28.854 ofertas de emprego de um total de 5.455 entidades empregadoras. No IEFP, estão inscritas 7.837 pessoas, das quais 7.566 estão neste momento a frequentar cursos em Português (encaminhamentos e integrados).

 

 

Congresso Nacional Diálogos sobre Pobreza da EAPN

4 Seminários temáticos que irão realizar-se de forma presencial

 

No âmbito do programa comemorativo dos 30 anos de vida da EAPN Portugal, irá realizar-se o Congresso Nacional Diálogos sobre Pobreza, composto por 4 Seminários temáticos, presenciais (sem transmissão on-line), a realizar em 4 cidades do país (Porto, Aveiro, Braga e Lisboa) entre o dia 30 de abril e 3 de junho de 2022.

 

Este evento comemorativo conta com o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República e procurou envolver outras entidades oficiais como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Ministra da Saúde.

 

Este evento pretende trazer para a discussão pública a questão da pobreza e exclusão social, enquanto violação dos direitos humanos fundamentais e refletir sobre as diferentes dimensões que impactam e são impactadas pela condição de pobreza.

 

Os temas dos 4 eventos são: a pobreza e a exclusão social, o trabalho, a saúde e a economia. No primeiro evento pretendemos situar o problema da pobreza e exclusão social em Portugal e no contexto na União europeia e identificar possíveis cenários de resolução do problema e nos restantes eventos fazer a ligação entre cada uma das áreas e a pobreza. A perspetiva em todos os eventos será a de garantir posteriormente um compromisso político e social com estes problemas específicos, à luz de um contexto nacional e internacional de grande incerteza, mas ao mesmo tempo com instrumentos políticos e financeiros disponíveis para travar estes fenómenos: O Plano de Recuperação e Resiliência, a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, o próximo período de programação dos Fundos Estruturais (2030), entre outros.

 

Aqui encontrará toda a informação acerca do evento https://congresso2022.eapn.pt/, incluindo o programa e ficha de inscrição.