O PRR – Programa de Recuperação e Resiliência – é uma oportunidade única para Portugal e, no que diz respeito ao setor social, uma ocasião ímpar de qualificação dos equipamentos e respostas sociais.

 

A componente C3 “Novas Respostas Sociais”, com um investimento global de 470 Milhões de Euros, vai permitir alavancar a transição verde, a transição digital, a qualificação e crescimento da rede de equipamentos sociais e ainda, dar um novo impulso às Redes Socias através de um diagnóstico e plano de ação no âmbito das pessoas idosas e pessoas com deficiência, com equipas no terreno.

 

Este ambicioso programa só é possível com o empenho do setor social e solidário e dos municípios, entidades que serão executoras dos projetos que darão corpo ao PRR. O tempo de execução até 2026 exige grande empenho e celeridade para a apresentação das candidaturas e na execução dos projetos.

É neste âmbito que o ISS,IP está a trabalhar, conjuntamente com os Representantes do Setor Social – CNIS, União das Misericórdias, União das Mutualidades e CONFECOOP – na construção dos avisos, como aconteceu com a Mobilidade Verde Social, que já no terreno conta com uma verba disponível de 35 Milhões de Euros. O programa continuará com avisos para a construção de equipamentos sociais e respostas inovadoras, do SAD 4.0 e do Radar Social.

 

Este é tempo de oportunidade para melhorar e qualificar a nossa resposta social em prol dos nossos concidadãos, qualificando os serviços, respondendo às necessidades das famílias e da conciliação da vida familiar com a vida profissional, investindo no envelhecimento ativo, no combate à pobreza e à exclusão social, adotando respostas inovadoras e adaptadas aos tempos atuais.

 

Esta é uma oportunidade única que só será concretizada se juntos, Estado e Setor Social, dissermos presente.