Hoje, devido à guerra na Ucrânia, estamos a viver no país e em particular nas nossas organizações, momentos de grandes desafios.
O aumento da inflação, por um lado, e dos custos da energia por outro, têm vindo a refletir-se de forma exigente na vida das Instituições do Setor Social e Solidário.
Foi neste contexto que o Governo e as Entidades Representantes do Setor Social (CNIS, União das Misericórdias, União das Mutualidades e CONFECOOP) assinaram a Adenda ao Acordo de Compromisso 2021-2022, contemplando para além do aumento dos valores das comparticipações, um apoio extraordinário para a aquisição do cabaz alimentar no valor de 18 milhões de euros, pago em duas tranches nos meses de setembro e novembro (18 Euros/mês/utente em estruturas residenciais e 6,6 Euros/mês/utente nas restantes respostas).
Para além deste apoio extraordinário disponibilizado através da Adenda, em julho de 2022, foi publicado o Despacho nº 8454/2022, que criou um apoio para a despesa com combustíveis para as respostas de SAD, Centro de Dia e CACI, de modo a mitigar o grande aumento no preço da gasolina e do gasóleo que se verificou no 2º trimestre do ano.
Estes apoios excecionais terão ainda, até ao final do ano, duas novas medidas de apoio às IPSS, integradas no âmbito do apoio extraordinário às empresas:
- Linha de financiamento de 120 milhões de euros, para apoio no âmbito do investimento PRR, até dezembro de 2023;
- Apoio à despesa com gás, através da disponibilização de uma verba de 5 milhões de euros.
De referir também a adesão à Tarifa regulada de Eletricidade, que é neste momento a opção mais barata e que pode permitir poupanças significativas nas despesas com energia das instituições.
Para além destes apoios extraordinários e conjunturais, é fundamental, no âmbito da eficiência energética, podermos também acelerar a transição e adaptação dos equipamentos de modo a produzirmos alterações estruturais que nos permitam uma sustentabilidade futura.
É neste contexto que o Instituto da Segurança Social em parceria com a Agência para a Energia, irá realizar, nos meses de outubro e novembro, um programa de Webinars destinados ao setor social e solidário, dedicados à poupança de energia e à disponibilização de informação que habilite as Instituições a candidatarem-se a programas de financiamento para melhorias e equipamentos neste âmbito.
O momento que vivemos é economicamente e ambientalmente muito exigente, mas é também um momento de grande oportunidade de acelerarmos o nosso futuro coletivo.