Neste 21º número da Newsletter Solidária, no mês de fevereiro, damos destaque a um tema tão atual e dos maiores desafios do século XXI-   Migrações. 


Desde o final do século passado que Portugal tem assistido a vagas migratórias relacionadas com migrantes económicos. 


Contudo, nos últimos anos esta realidade tem-se alterado, juntando a vagas de migrantes económicos de países que anteriormente não escolhiam Portugal-como é o caso daqueles que vêm de países asiáticos-  com refugiados de guerra, como foi o caso das pessoas vindas da Síria e mais recentemente da Ucrânia.


Estas pessoas chegam ao nosso país em busca de oportunidades de trabalho, para escapar de conflitos, perseguições, terrorismo ou violações de direitos humanos. 


O Governo tem vindo a reforçar o trabalho em rede nesta matéria, com os organismos públicos e com a sociedade civil, para acolher e integrar os imigrantes em Portugal. Sendo as IPSS imprescindíveis neste acolhimento que temos realizado, em todo o país, com uma rede de centros de acolhimento. 


O tempo que vivemos exige uma cooperação estreita e uma partilha de responsabilidade coletiva.  O Instituto da Segurança Social conjuntamente com o Alto Comissariado para as Migrações e em parceria com as IPSS tem estado na linha da frente do acolhimento, da proteção e inclusão social dos cidadãos migrantes mais vulneráveis.  


A integração dos imigrantes no mercado de trabalho e na comunidade local é um grande desafio de todos.


Sabemos que podemos continuar com o vosso empenho nesta frente, para construirmos uma sociedade mais inclusiva e que responde aos desafios do século XXI.