Vacine-se contra a COVID19
formas de agendamento para todos e todas  

 

Desde o dia 18 de agosto que decorre a nova campanha da Direção Geral da Saúde (DGS) – Vacine-se Contra a COVID19. No momento em que Portugal é já o segundo país do mundo com mais pessoas por 100 mil habitantes com a primeira toma desta vacina, o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) junta-se a esta campanha, na divulgação das formas de agendamento para idosos e pessoas mais vulneráveis sem vacinação.

 

A vacina é universal, facultativa e gratuita, pelo que pode ser tomada por qualquer pessoa elegível a residir no país, sem qualquer custo. No caso de necessitar de transporte para o Centro de Vacinação da sua área de residência ou para o Centro de Saúde, por motivos de mobilidade ou outros relacionados com os custos da deslocação, também existem formas de apoio, nomeadamente através da sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal. As autarquias de norte a sul do país têm garantido vários apoios no processo de vacinação, incluindo transportes gratuitos e atualização de contactos daqueles que não têm acesso a telemóveis e/ou redes digitais.

 

Nestes casos, pessoas que tenham conhecimento de alguém que não foi vacinado/a por não ter sido contactado por mensagem, chamada telefónica ou carta, podem ligar ao Centro de Saúde local, ou mesmo através da linha SNS24, para direcionar o/a utente. No Centro de Saúde da área da residência, todos e todas poderão contar com o/a médico/a de família ou com o/a médico/a que lhe for atribuído no dia para ajudar no agendamento.

 

Também os Centros de Vacinação contam com o apoio de voluntários e profissionais para apoiar em todo o processo. Aqui poderá solicitar mais informações e, no caso de ser um dia com vagas, agendar através do portal Casa Aberta uma senha do dia.

 

Vacine-se contra a COVID-19.

 

Vacina COVID-19 | Pedido de agendamento - COVID-19 (min-saude.pt)

Senha Digital | Casa Aberta + 12 anos - COVID-19 (min-saude.pt)