Linha Segurança Social / Atendimento Automático

Atendimento telefónico da Segurança Social Atendimento telefónico da Segurança Social

Durante a crise epidémica COVID-19 o atendimento presencial da Segurança Social está limitado a contactos e serviços indispensáveis e sujeito a marcação prévia. No relacionamento com a Segurança Social deverão ser privilegiados os canais não presenciais: Linha Segurança Social e Segurança Socia Direta.

 

A Linha Segurança Social dispõe de um Atendimento personalizado e de um Atendimento automático.

 

Ligue 210 545 400  ou 300 502 502 

 

Horário do Atendimento personalizado: dias úteis das 9h00 às 18h00.

 

Horário do Atendimento automático: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Custo: O custo da chamada para ambos os números - 210 545 400 ou 300 502 502, a partir de uma rede móvel ou fixa, será de acordo com o operador e respetivo tarifário contratado.

 

Se ligar do estrangeiro: +351 210 545 400 ou +351 300 502 502 

 

Antes de ligar, consulte os Guias Práticos sobre os produtos e serviços da Segurança Social, com informação sobre os direitos e deveres dos cidadãos e das empresas.

 

Quando ligar tenha consigo o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.

Serviços disponíveis na Linha Segurança Social Serviços disponíveis na Linha Segurança Social

1 - Atendimento personalizado

 

Ao ligar, escolha o assunto do seu contacto para ser atendido(a) por um(a) assistente que responderá ao seu pedido de informação.

 

Qual a tecla que deve escolher para obter informação geral e de processo:

 

Para obter informação de processo necessita do Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e do Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social (ver como proceder no ponto 2).

  • Ao marcar 1 pode obter informação sobre COVID19 - Medidas excecionais

    • Entidade empregadora – marque 1

    • Cidadão – marque 2

  • Ao marcar 2 pode obter informação sobre Subsídios e Prestações:

    • Pagamentos de subsídios – marque 1

    • Outras informações de subsídios – marque 2

  • Ao marcar 3 pode obter informação sobre assuntos relacionados com Trabalhadores, Entidades Empregadoras, Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) e Regime Público de Capitalização.

  • Ao marcar 4 pode obter informação sobre assuntos relacionados com Pensões e complementos.

 

2 - Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico

 

Para obter o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a área “Perfil”;
  2. Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”;
  3. De seguida clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

 

3 - Informação genérica

 

A Linha Segurança Social é de âmbito nacional e presta informação geral, essencialmente sobre Prestações e Subsídios, Trabalhadores, Entidades Empregadoras, Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), Regime Público de Capitalização, Gestão de Remunerações, Contribuições, Pensões e Complementos e Apoio informático na Segurança Social Direta.

 

Através da Linha pode também efetuar o agendamento do atendimento por marcação, em dia e hora previamente definidos. Para mais informação sobre agendamento do atendimento consulte: http://www.seg-social.pt/atendimento-por-marcacao.

 

 

4 - Informação de processo

 

A Linha Segurança Social é de âmbito nacional e presta também informação de processo, através da consulta aos Sistema de Informação da Segurança Social.

 

Para obter informação de processo precisa sempre de autenticação. Em função da informação pretendida, o tipo de autenticação pode variar. Para as Entidades Empregadoras a autenticação é sempre uma autenticação forte, ou seja, através de com um código que se obtém na Segurança Social Direta.

 

Para os Cidadãos a autenticação pode ser forte, ou seja com o código que se obtém na Segurança Social Direta, ou pode ser feita através da confirmação de dados pessoais que lhe são perguntados pelo atendedor da Linha Segurança Social.

 

 

5 - Alterações e comunicação de dados

 

Todas as alterações e comunicação de dados só podem efetuar-se pela Linha Segurança Social se o Cidadão ou a Entidade Empregadora se autenticarem mediante a autenticação forte, ou seja, com o código que se obtém na Segurança Social Direta. Clique no Anexo para saber que alterações e comunicação de dados pode fazer através da Linha Segurança Social.

 

 

6 - Documentos que podem ser pedidos

 

Os documentos só poderão ser enviados para o Cidadão se este se autenticar com uma autenticação forte, ou seja, com o código que se obtém na Segurança Social Direta. O Cidadão pode ainda autenticar-se através da confirmação de dados pessoais que lhe são perguntados pelo atendedor da Linha Segurança Social.

 

Para as Entidades Empregadoras, os documentos só poderão ser enviados se se autenticarem na Linha Segurança Social com uma autenticação forte, ou seja, com o código que se obtém na Segurança Social Direta.

 

Os documentos são enviados para a morada registada no Sistema de Informação da Segurança Social. Clique no Anexo para saber que documentos podem ser pedidos através da Linha Segurança Social.

 

 

7 - Atendimento automático

 

Para aceder ao atendimento automático ligue 210 545 400 ou 300 502 502, escolha a opção ”Subsídios e prestações sociais” e faça a sua autenticação com o NISS e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.

 

Para obter este código, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a área “Perfil”;
  2. Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”;
  3. De seguida clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

O atendimento automático presta informação sobre os valores e datas de pagamento das seguintes prestações e apoios sociais:

  • Abono de Família e outras Prestações Familiares - marque 1
  • Desemprego - marque 2
  • Doença e Parentalidade - marque 3
  • Rendimento Social de Inserção - marque 4
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