Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

I Congresso Internacional - A Economia Social

I Congresso Internacional - A Economia Social

29 de junho - Centro de Congressos do Estoril

O I Congresso Internacional A Economia Social, realiza-se este sábado, dia 29 de junho, no centro de congressos do Estoril e terá como tema “A Economia Social nos desafios do Século XXI”.


A importância deste encontro, organizado pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da CASES, do IES e do Montepio Geral, prende-se com a promoção do intercâmbio de experiências sobre a Economia Social, sobretudo no momento de crise internacional.

 

Por ser um setor com potencial de crescimento, mesmo em contraciclo; por ter potencial para gerar postos de trabalho e aumentar a sua expressão na geração de riqueza dos países; por em simultâneo prestar a resposta social a que se propõe como objetivo primeiro, importa que a reflexão sobre o seu futuro se faça. E que essa reflexão seja à escala global. Portugal, pioneiro nesta senda, quer liderar o processo.

 

Esta intenção está bem patente na recente aprovação da Lei de Bases da Economia Social, por unanimidade, na Assembleia da República. Portugal, como exemplo, tem merecido pareceres bastante favoráveis, nomeadamente por parte da Comissão Europeia, quanto ao rumo que está a traçar para este setor.

 

Mas, um pouco por todo o mundo há outros exemplos e experiências que são meritórias e fundamentais para serem conhecidas. Por isso importa refletir o modelo a seguir no futuro. Que modelo de gestão para a economia social queremos e defendemos? Do Brasil, à Colômbia, de Espanha, à Lituânia, entre outros países, são inúmeras as experiências inovadoras que queremos ver partilhados e analisadas com a excelência do setor social português.

 

Desta forma, vão estar presentes neste Congresso, diversos governantes internacionais, como a Ministra Espanhola, do Emprego e da Segurança Social, Fátima Bañez, a Ministra do Bem Estar da Letónia, Ilze Vinkele, o Secretário brasileiro da Economia Social, do Ministério do Trabalho e do Emprego, Paul Singer, os principais representantes nacionais e internacionais do setor social, assim como vários especialistas e promotores de projetos.

 

É fundamental perceber e dar destaque ao papel que a economia social vai ter no futuro de Portugal no pós-troika. É este o desafio. E deste encontro sairão certamente conclusões importantes.


Consulte o programa.