Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Plano de Recuperação e Resiliência em Movimento

Plano de Recuperação e Resiliência em Movimento

Sessão dedicada ao programa de transição digital da Segurança Social

Plano de Recuperação e Resiliência em Movimento

Decorreu, na manhã de 18 de janeiro, no auditório do ISS, uma sessão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Movimento, dedicada ao programa de transição digital da Segurança Social.

 

Na abertura da sessão, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, salientou "a transformação que tem sido operada na digitalização" dos serviços, designadamente com a execução dos programas do PRR, onde assistimos a uma revolução em curso na Segurança Social", nomeadamente na sua relação com as pessoas e com as empresas.

 

Seguiu-lhe a Presidente do Instituto de Informática, Paula Salgado, que apresentou a Visão 360 como o novo modelo de relacionamento da Segurança Social com cidadãos e empresas, onde se pretende integrar numa única visão as interações dos cidadãos e empresas.

 

Já a Presidente do Instituto da Segurança Social, Ana Vasques, apresentou a Pensão Social de Velhice, que é mais uma das medidas do programa de transição digital da Segurança Social no âmbito do PRR: CLIC para simplificar, antecipar, personalizar e garantir que ninguém fica para trás. Este novo serviço vem também permitir aos beneficiários a consulta do estado do processo, ou seja, saber informação sobre se o pedido foi corretamente entregue, se o pedido está em análise ou se há uma decisão.

 

Encerrou a cerimónia o Primeiro-Ministro, António Costa, onde realça o investimento PRR muito significativo numa enorme reengenharia de procedimentos que tornará os serviços da administração pública muito mais acessíveis aos cidadãos.

 

De salientar o reconhecimento público prestado pelo Primeiro-Ministro aos trabalhadores da Segurança Social que durante o tempo em que vivemos em pandemia, em muito contribuíram para que cidadãos e empresas conseguissem ultrapassar esses momentos muito difíceis para todos, através dos apoios e medidas específicas decretadas nesse período. Considerou, inclusive, que em paralelo com a área da Saúde, os trabalhadores da Segurança Social estiveram igualmente na linha da frente no combate à pandemia.