Testagem em Massa para mais de 80.000 profissionais
35 mil trabalhadores das creches, do pré-escolar, dos centros de atividades de tempos livres e amas foram testados à covid-19, numa operação que contou com a colaboração da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e decorreu entre os dias 10 e 21 de janeiro.
Esta testagem em massa teve como objetivo prevenir infeções e garantir as melhores condições de segurança no arranque da atividade, evitando surtos nos estabelecimentos referidos, após a época festiva do final do ano.
Para a realização destes testes, foi assinado um protocolo de colaboração entre o ISS, I.P. e a ANF, de forma a garantir uma rede nacional de 1.246 farmácias que realizam testes ao coronavírus SARS-CoV-2 pelo regime comparticipado.
Em paralelo, cerca de 57 mil colaboradores de Lares Residenciais e de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de todo o país serão testados ao longo dos próximos 2 meses. Esta testagem em massa que se iniciou no dia 24 de janeiro, promovida pelo ISS, I.P., tem como objetivo garantir a segurança de colaboradores e utentes das referidas respostas sociais.
A operação de testagem nestas respostas sociais é feita através de testes PCR e recorrendo à experiência de laboratórios que têm cumprido esta tarefa em todo o território nacional.