Encontros Interinstitucionais das Casas de Acolhimento Residencial do distrito de Aveiro

 

Desde 2015 que se promovem os Encontros Interinstitucionais das Casas de Acolhimento Residencial do distrito de Aveiro, visando a partilha de experiências, a confraternização, a aproximação e interação informal entre crianças e jovens acolhidos e os seus cuidadores.

 

A localização do evento vai alternando, ora mais a sul do distrito, ora mais a norte, cabendo a organização do mesmo às casas de acolhimento residencial da zona escolhida.

 

A iniciativa conta com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas da região, da Rede Social local e tem o apoio do município onde o encontro é dinamizado. O Centro Distrital de Aveiro também se faz representar pela equipa de gestão de vagas do Núcleo de Infância e Juventude, que também presta apoio e acompanhamento técnico às casas de acolhimento.

 

Durante um dia, mais de 200 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 3 e os 25 anos, participam em diversas atividades como canoagem, torneios de futebol, basquetebol ou taekwondo. Há também espaço para a moda e fotografia e não falta música, com atividades de zumba ou hip-hop e até DJs que animam pistas de dança. Para os mais pequeninos há insufláveis, trabalhos manuais e horas do conto.

 

Estes Encontros promovem, ainda, espaços privilegiados de debate de ideias e soluções que sustentam as redes de comunicação e promovem a interação, a partilha e a reflexão sobre problemáticas comuns.

 

Os Encontros Interinstitucionais fazem parte das múltiplas ações definidas anualmente nos Plano de Ação e apesar de terem ficado suspensos durante a pandemia, serão retomados em 2023.

 

 

Impacto de Relevo no Acolhimento de Jovens Timorenses em Viseu

 

De acordo com os últimos dados disponíveis, só nos últimos meses do corrente ano, chegaram a Portugal cerca de cinco mil cidadãos Timorenses, com a promessa de uma vida melhor, porém, ilusória. Detetadas estas situações pelos serviços competentes, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), age de imediato e distribui, por grupos e por vários distritos do país, estes cidadãos.

 

Um dos distritos de acolhimento, foi o de Viseu, na Pousada da Juventude das Termas, concelho de S. Pedro do Sul. São cerca de 20 os jovens aqui instalados, com idades na faixa etária dos vinte anos.

 

Após o conhecimento desta situação, o Centro Distrital de Viseu do ISS, I.P. atendeu prontamente à necessidade de suprir as necessidades básicas, nomeadamente, a de bens alimentares, vestuário e de higiene pessoal. Esta ação envolveu um conjunto de parceiros locais, designadamente, as Obras Sociais da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, a Cáritas Paroquial de Santa Maria de Viseu, o Centro Social de Carvalhais e o Projeto Acolhe.

 

Agilizadas as diligências necessárias e a respetiva divisão de tarefas pelos parceiros envolvidos, passaram a ser fornecidas as refeições pelo Centro Social de Carvalhais, roupas e produtos de higiene pessoal providenciados pelas Obras Sociais e Cáritas Paroquial. De salientar a atuação dos vários profissionais envolvidos, nomeadamente os da Pousada da Juventude, das Técnicas de acompanhamento do Centro Distrital de Viseu e do projeto “Acolhe”, que garantiu em articulação com os referidos parceiros e outras entidades administrativas (SEF, Finanças), o tratamento da documentação legal.

 

De referir, que esta metodologia de trabalho colaborativa conta com uma reunião semanal, por vídeo conferência, com elementos do ACM, do Centro Distrital, do IEFP, do Projeto “Acolhe” e da Autoridade de Saúde Pública, por forma a avaliar o trabalho efetuado na semana anterior, planear a semana seguinte, ultrapassar os constrangimentos surgidos e refletir sobre a forma de atuação e intervenção mais ajustada às caraterísticas dos cidadãos, nomeadamente a barreira linguística e a novidade de intervenção e interação com esta população.