Évora constrói Plano Municipal para o Cuidador Informal
A publicação da Lei n.º 100/2017, de 6 de setembro, foi um marco histórico em Portugal, no reconhecimento do papel fundamental do Cuidador Informal.
No ano 2019, o distrito de Évora integrou o projeto piloto, com a participação dos concelhos de Évora e Mora, dando início à implementação daquela medida de política social, através da qual os profissionais da Segurança Social e da Saúde desenvolvem uma dinâmica de trabalho para apoiar a população alvo.
Em 2023, foi criado um grupo de trabalho multidisciplinar e interinstitucional, com a participação de representantes da Câmara Municipal, do Centro Distrital de Segurança Social e da Unidade de Cuidados na Comunidade, com o objetivo de preparar uma resposta estruturada aos Cuidadores Informais residentes no concelho de Évora e de co- construir o primeiro Plano Municipal de Apoio ao Cuidador Informal de Évora.
Com esse propósito, foram convidadas a integrar o referido grupo várias entidades do concelho de Évora, nomeadamente da rede solidária e da administração local e central, mediante a frequência de formação em metodologias participativas, ministrada pela equipa técnica da Fundação Aga khan.
A primeira fase da formação decorreu em Évora, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, e contou com a participação de 28 formandos que trabalham diretamente com cuidadores informais, com ou sem estatuto reconhecido, e que, num ambiente de partilha e de aprendizagem, abordaram temáticas relacionadas com a definição do conceito de cuidador informal e com as diferentes dimensões da intervenção, assumindo o compromisso de co- construírem o Plano Municipal de Apoio ao Cuidador Informal de Évora, cuja apresentação pública ficou programada para setembro de 2025.
As técnicas da Segurança Social do concelho de Évora com funções nesta área participaram na formação, destacando as dinâmicas de grupo e as metodologias adotadas pela equipa de formadores da Fundação Aga Khan e, ainda, a participação de cuidadores informais na construção deste Plano Municipal, sendo fundamental dar voz àqueles que cuidam e podem dar o seu contributo, para que o Plano possa ser ajustado às suas reais necessidades.
Será ainda de destacar a comemoração do Dia Mundial do Cuidador Informal, no próximo dia 5 de novembro, na cidade de Évora, que contará com a participação de cuidadores informais e de entidades locais e profissionais da Saúde e da Segurança Social, como forma de homenagear todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados básicos a quem não pode cuidar de si próprio.
Lisboa implementa Acompanhamento aos CAFAP
O acompanhamento técnico aos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), com enquadramento legal na Portaria n.º 139/2013, de 2 de abril, tem assumido relevância na intervenção do Núcleo de Infância e Juventude, do Centro Distrital de Lisboa.
A prossecução do trabalho já desenvolvido, foi intensificado no último trimestre de 2023, através da constituição de uma equipa técnica, afeta ao Setor de Proteção e Acolhimento (SPA) do Núcleo de Infância e Juventude. Este trabalho iniciou-se com a auscultação dos CAFAP, com vista à atualização da avaliação diagnóstica das suas necessidades e prioridades no acompanhamento técnico a realizar.
Ao longo do ano de 2024, o acompanhamento técnico aos CAFAP, assente no modelo colaborativo em co-construção, prosseguiu com a realização de reuniões e grupos de trabalho, com a participação e envolvimento ativo das Direções e Equipas Técnicas dos CAFAP, os quais identificaram e aprofundaram temáticas de interesse para debate e reflexão, designadamente: Identidade, Mudança, Procedimentos, Metodologias e Modelos de Intervenção, Construção de Rede e Autocuidado.
No culminar deste desafio concertado entre os CAFAP e a Equipa Técnica do Centro Distrital de Lisboa, visando a partilha das reflexões e conclusões conjuntas, foi realizado o I Encontro Distrital dos CAFAP, subordinado ao tema Identidade em Co-construção, que decorreu no dia 24 de maio.
Considerado uma prática inspiradora, o Modelo de Acompanhamento dos CAFAP foi apresentado nas Jornadas de Desenvolvimento Social 2024, ocorridas em Portalegre, nos dias 20 e 21 de junho, onde foram partilhadas as conclusões deste Encontro e algumas propostas inovadoras dos CAFAP, como a criação de um E-Book e de uma Plataforma Digital – Gestão de Vagas, sistematizadas num poster.
Elegendo-se a Mudança, a Co-Construção, a Rede e a Diversidade como áreas-chave, está assim lançado o mote para continuar o caminho de trabalho colaborativo junto dos CAFAP.