Sistema de Gestão

O Instituto de Informática tem implementado desde o ano de 2008, um Sistema Integrado de Gestão, traduzindo este uma combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas pelo Instituto, de modo a implementar as políticas, objetivos e estratégia definida pela organização.

 

Atualmente o SIG é composto por 3 subsistemas:

 

  • Sistema de Gestão da Qualidade,
  • Sistema de Gestão da Segurança de Informação,
  • Sistema de Gestão de Serviços TI.

 

Estes subsistemas estão definidos e implementados na observância dos principais referenciais normativos e frameworks aplicáveis nesta matéria:

 

  • NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade;
  • ISO/IEC 20000-1:2018 – Sistema de Gestão de Serviços;
  • ISO/IEC 27001:2013 – Sistemas de Gestão da Segurança da Informação;
  • NP ISO 3100:2018 – Gestão do Risco (Linhas de Orientação);
  • Modelo de excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management).

 

Na presente data o Sistema Integrado de Gestão do Instituto de Informática é certificado em três normas internacionais: ISO/IEC 20000-1; ISO/IEC 27001 e NP EN ISO 9001.

 

Complementarmente, o Instituto de Informática segue as melhores práticas no âmbito da promoção do bem-estar no local de trabalho, na conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, da sustentabilidade organizacional e da responsabilidade social.

 

O Instituto de Informática está comprometido em melhorar continuamente o seu Sistema Integrado de Gestão, em todas as suas componentes (Qualidade, Segurança da Informação, Serviços de TI), assim como os serviços que disponibiliza, utilizando para tal a ferramenta de gestão conhecida como Ciclo de Deming ou PDCA (Plan-Do-Check-Act). 

 

O Instituto de Informática adotou um modelo de gestão por objetivos, obedecendo a um ciclo de planeamento anual que visa assegurar o planeamento estratégico e operacional da atividade do Instituto, garantindo o cumprimento das suas atribuições e controlo da atividade relacionada com as TIC no MTSSS.