Rogério Cação
1956 – 2021
No passado dia 5 de julho faleceu aos 65 anos Rogério Cação. O instituto de Segurança Social, IP presta aqui homenagem ao legado incontornável que deixa no Setor Social e Solidário português e ao amigo com quem sempre contámos e tivemos a honra de trabalhar. O percurso de Rogério Cação pelas organizações de solidariedade social valeu-lhe a atribuição do grau de comendador da Ordem de Mérito, em 2010.
Era o presidente da Confecoop - Confederação Cooperativa Portuguesa, sendo vice-presidente da Fenacerci - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, onde assumia também funções como membro do Conselho Económico e Social e vice-presidente da Confederação Portuguesa de Economia Social. Em representação da Confecoop, integrava a Comissão Permanente do Setor Social e Solidário, a qual estabelece os princípios orientadores e enquadramento da cooperação entre as entidades deste setor e o Estado.
Natural de Peniche, era vereador da CDU na Câmara Municipal de Peniche, tendo sido o cabeça de lista nas eleições autárquicas de 2017, responsável pelo grupo de teatro da Universidade Sénior de Peniche, presidente da direção da Cercipeniche - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, presidente da Adepe - Associação para o Desenvolvimento de Peniche e presidente da mesa da assembleia da Acompanha - Cooperativa de Solidariedade Social.
A si e à sua família, deixamos um solidário abraço e um obrigado. Rogério Cação será para sempre recordado como um pilar do setor social do país.
Deixa saudades.