20 Anos da Linha Nacional de Emergência Social

Celebrar o Passado e Preparar o Futuro

 

Linha emergência 144. Passei por esse processo com a minha filha. Deram me abrigo temporário e ajuda financeira para recomeçar.  Nunca se pôs a hipótese de me tirarem a bebé.

Era apenas uma mãe sozinha a precisar de um "empurrão ". Só não é ajudado quem não quer...

Testemunho de uma pessoa que recorreu à LNES

 

A Linha Nacional de Emergência Social (LNES), também conhecida por Linha 144, assinalou no passado mês de setembro 20 anos de funcionamento!

 

Ao longo destes anos de trabalho ininterrupto, 24 horas por dia e 365 dias por ano, muitos foram os desafios diários a que se associaram os imponderáveis cenários de exceção, como os incêndios ocorridos em 2017 e, mais recentemente, a crise pandémica.

 

Em 2020, a LNES tratou mais de 15 mil situações que envolveram 20.800 pessoas. Em 2021, e até final de agosto, foram tratadas mais de 10 mil situações que envolveram 13.600 pessoas. A maioria das sinalizações à LNES é feita pelo próprio cidadão, havendo também sinalizações feitas pelas autoridades policiais e por outras pessoas ou instituições.

 

Na sua maioria, os pedidos que chegam à LNES estão relacionados com ausência e perda de autonomia (por motivos de saúde ou motivos económicos), seguindo-se situações de despejo e desalojamento. As pessoas em situação de sem abrigo e as vítimas de violência doméstica estão também entre os públicos que mais recorrem à Linha. A pandemia da COVID 19 intensificou as situações de vulnerabilidade, a desagregação dos laços familiares e de vizinhança, a evidência da precarização laboral e, sobretudo, a crise da habitação.

 

O anonimato do 144 e o facto de a Linha se encontrar sempre disponível permitiu que as pessoas pudessem revelar a sua situação de vulnerabilidade sem se sentirem expostas e pudessem entrar no sistema de uma forma ágil e desburocratizada, permitindo uma atuação célere que evitou uma maior degradação da sua situação social. Ao revelar-se como um poderoso instrumento para a garantia de direitos e de acesso a serviços, a LNES tornou ainda mais evidente a sua dimensão promotora da cidadania.

 

Com a celebração dos seus 20 anos, a LNES inicia um novo ciclo do seu funcionamento através da criação de uma Rede de Resposta Integrada em Emergência Social (RRIES) que visa garantir a implementação, a nível local, de uma rede articulada para respostas de emergência. Esta rede, que funcionará em estreita articulação com a Linha 144, pretende mobilizar recursos que vão desde o alojamento, alimentação ou medicamentos, uma resposta local à medida das necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade. A Rede de Respostas Integradas de Emergência Social terá início nos Distritos de Faro e Braga.

 

Acreditamos que podemos fazer parte do processo de recuperação social, possibilitando mais e melhores políticas na área da intervenção em emergência social, uma dimensão essencial da segurança social.