Segurança Social. 50 anos de história. 50 anos lado a lado com os portugueses.
Celebrámos, e continuamos a celebrar, o marco dos 50 anos de democracia em Portugal. No dia 25 de abril de 1974, o país deixou para trás décadas de atraso nos direitos das pessoas e dos trabalhadores e deu os primeiros passos rumo à Segurança Social que hoje conhecemos: um pilar fundamental do bem-estar social dos portugueses.
A necessidade de alargamento da proteção social a todos os portugueses foi reconhecida pela Constituição logo após o 25 de abril, passando a ser garantido o direito à proteção na doença, na velhice, na invalidez, na viuvez e na orfandade, bem como nas situações de desemprego, falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.
Ao longo dos últimos 50 anos, evoluiu para um sistema mais solidário, que é de todos e para todos, contribuindo para a prevenção e redução da pobreza e da exclusão social, promovendo uma sociedade inclusiva e menos desigual. Mas não ficou por aqui. Seguiu a evolução dos tempos, modernizando os serviços e o atendimento. A digitalização e a simplificação de processos contribuíram para uma Segurança Social mais próxima, eficaz e imediata.
Hoje, está ao lado de todos, antes do nascimento e até depois da morte. Um laço estreito e permanente com os portugueses que contribui para a redução da pobreza e reforço da coesão social. E a sua missão vai continuar, preservando os mesmos valores e alicerçada nos princípios com que começou: uma Segurança Social Pública, Solidária e Universal, feita de pessoas, para pessoas.
Que seja sempre Abril, que seja para sempre a Segurança Social.