Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Estratégia Segurança Social Consigo em destaque na Comissão Europeia

Estratégia Segurança Social Consigo em destaque na Comissão Europeia

Relatório

A Comissão Europeia (COM), através da Direção Geral de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, publicou recentemente o relatório “Access to social protection for workers and the self-employed: Best practice examples from EU Member States”  onde é dado destaque à estratégia de modernização e digitalização da Segurança Social.

 

A Comissão enaltece e reconhece o papel  da Estratégia Segurança Social Consigo, considerando que a mesma introduziu um leque de medidas e de ferramentas digitais que vieram simplificar o acesso dos cidadãos à informação e aos serviços da Segurança Social, aumentando a transparência, a confiança e a eficiência, designadamente ao reduzir os tempos de resposta dos serviços. É assim reconhecida como uma Boa Prática no que diz respeito a medidas que contribuem para o reforço da  transparência dos sistemas de Segurança Social.

Entre as novas ferramentas disponíveis, a Comissão destaca o “Novo Simulador de Pensões”.

 

“Os cidadãos podem agora aceder mais facilmente aos serviços e os pedidos são tratados mais rapidamente, enquanto a redução de requerimentos em papel e procedimentos aumenta a eficiência, poupa tempo e reduz custos administrativos”.

 

O relatório está disponível para consulta através deste link: https://bit.ly/2S6NPRN.

 

Estratégia Segurança Social CONSIGO (http://consigo.seg-social.pt/medidas.html).