Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Exercício Resilient Civil Exercise

Exercício Resilient Civil Exercise

25 a 26 de abril de 2022

Exercício Resilient Civil Exercise

Realizou-se nos passados dias 25 e 26 de abril, em Espoo/Finlândia, o “Resilient Civil Exercise” coordenado pelo Hybrid CoE – The European Center of Excellence for Countering Hybrid Threats.

 

Este exercício integra-se no projeto “Resilient Civilians project”, que tem como objetivo analisar o impacto na sociedade civil quando estratégias e ameaças híbridas são usadas para interferir, destabilizar e condicionar ações em estados, com impacto direto na avaliação situacional, decisões e identificação de ações de resposta, e contou com a participação do Instituto de Informática com a integração de um representante no Comité de Segurança do exercício. Este projeto é patrocinado pelo NATO SPSP (Science for Peace and Security Programme).

 

 

 

O exercício foi estruturado com base em 7 cenários que o Hybrid CoE pretendia avaliar, que foram considerados como situações típicas e prováveis. Estes cenários foram já verificados e explorados, de forma direta ou indireta, previamente ou durante o atual conflito na Ucrânia, incluindo situações como:

  • Movimentos populistas mobilizam e potenciam ressentimento contra o governo e elites;
  • “Terrorismo verde” contra data centers;
  • Instabilidade no fornecimento de energia em grande parte do país devido a sabotagem à rede elétrica devido a ciberataque;
  • Campanhas de ódio contra elementos chave do estado e sociedade

 

Foi indicado pela Hybrid CoE, no painel final do exercício, que este correspondeu e superou as expetativas iniciais, com propostas de ação e caraterização de subcenários específicos que resultam da complementaridade de experiências e visões dos vários participantes.

 

O resultado e evidências coletadas no âmbito dos vários grupos de foco será analisada e tratada no âmbito do projeto “Resilient Civilians project”.

 

Os resultados do projeto “Resilient Civilians project” serão apresentados aos principais parceiros do Hybrid CoE – Comunidade Europeia e NATO, no final de 2022, integrado numa abordagem abrangente whole-of-government e whole-of-society.