Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas

Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas

Comunicado conjunto da DGS – ANPC – ISS

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2015 é um instrumento estratégico que tem objetivo promover a proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos do calor intenso.


Como tal, o Plano contempla aspetos importantes como uma estratégia de maximização de recursos, de articulação entre diversos parceiros e de participação comunitária.

 

Segundo o Plano, a gestão do risco associado ao calor para a saúde das populações obriga à mobilização das estruturas de Saúde e também das outras entidades com responsabilidade na proteção das populações.

 

No sentido de potenciar a cooperação e a interligação entre as estruturas a nível nacional e regional, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Instituto da Segurança Social (ISS) colaboram ativamente na coordenação do Plano para que se possa promover uma atuação eficaz numa eventual situação de crise.

 

Caso ocorra uma situação crítica de temperaturas elevadas, as estruturas dos vários setores com responsabilidade na proteção das populações a nível nacional estarão em colaboração estreita, na tomada de medidas, com as Administrações Regionais de Saúde e com todos os restantes parceiros que se encontram no terreno.

 

Para consultar o Plano de Contingência e obter mais informações consulte o Portal da DGS.