Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Pensões de velhice, de invalidez e de sobrevivência pagas com aumento em janeiro

Pensões de velhice, de invalidez e de sobrevivência pagas com aumento em janeiro

Dia 10 de janeiro de 2022

Pensões de velhice, de invalidez e de sobrevivência pagas com aumento em janeiro

No corrente mês de janeiro, as pensões de velhice, invalidez e de sobrevivência são pagas com o aumento regular previsto para 2022 à luz da legislação que enquadra a fórmula de atualização das pensões.

 

Este aumento, pago esta segunda-feira, 10 de janeiro, através de transferência bancária, abrangeu cerca de 2,3 milhões de pensionistas e 2,8 milhões de pensões, num montante total correspondente a 10,6 milhões de euros.

 

Através da Segurança Social Direta, os pensionistas já podem consultar o recibo da sua pensão, o que inclui informações sobre os valores recebidos, abonos e deduções. Passou também a ser possível consultar o valor a receber de pensão a partir do momento em que esta é processada.

 

Para obter o seu recibo de Pensão, selecione o menu Pensões > Rendimentos de Pensões > Recibos de Pensão. Aceda aqui.

 

Se ainda não está registado na Segurança Social Direta, saiba como se registar aqui.

 

Na app Segurança Social + Próxima, pode também consultar os valores a receber e o dia previsto de pagamento das pensões, de forma ágil e simples, onde e quando quiser.

 

Pensão na Hora

 

Os pedidos de pensão apresentados através da Segurança Social Direta podem ser tratados de imediato, sendo calculada uma pensão provisória que é atribuída automaticamente, desde que verificadas as condições necessárias à sua aprovação.

 

Antes de iniciar o pedido na Segurança Social Direta, o cidadão pode ver o cálculo da pensão de velhice, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a receber. Após o preenchimento do requerimento online, pode ter o pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.

 

Consulte as condições necessárias para a atribuição da pensão provisória aqui.