Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Segurança Social alerta para situações de burla

Segurança Social alerta para situações de burla

Esclarecimento

Segurança Social alerta para situações de burla

O Instituto da Segurança Social tem tido conhecimento que alguns cidadãos têm sido alvo de fraudes e roubos por parte de indivíduos que se fazem passar por funcionários da Segurança Social.

 

Estas situações decorrem normalmente de contactos porta a porta, especialmente junto de pessoas idosas residentes em zonas mais isoladas, nos quais, e exemplificando, os indivíduos iludem os cidadãos sobre existência de prémios e, alegando falsos pretextos para entrega do valor em causa, induzem as pessoas a mostrar o dinheiro de que dispõem nas suas habitações para visualizarem o número de série das notas, como condição para atribuição do mesmo.

 

São, ainda, conhecidas outras situações como de cobrança de valores indevidamente pagos, decorrentes de pensões ou outras prestações da Segurança Social ou ainda de contactos em que os indivíduos dizem ser fiscais ou inspetores da Segurança Social, os quais referem que os cidadãos foram “multados” levando-os a mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou até mesmo a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida.

 

Em qualquer uma das situações enunciadas, o objetivo principal é no imediato a obtenção de valores, dinheiro ou outros, ou ficarem a saber se as pessoas dispõem de dinheiro nas suas casas.

 

Nesse contexto, esclarece-se que a Segurança Social não atribui prémios ou gratificações. Por outro lado os funcionários da Segurança Social não se dirigem a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal.

 

Alertamos assim para a necessidade de contactar de imediato as forças policiais sempre que indivíduos se dirijam à sua habitação, em nome da Segurança Social, a solicitar dinheiro ou a cobrar valores em dívida.