Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Dia Nacional da Igualdade Salarial

Dia Nacional da Igualdade Salarial

Assinala-se no dia 13 de novembro

Dia Nacional da Igualdade Salarial

O Dia Nacional da Igualdade Salarial assinala-se este ano no dia 13 de novembro, pois a diferença salarial entre mulheres e homens apurada em 2020 é de 13,3%, o que corresponde a 48,54 dias, ou seja, seria como se as mulheres deixassem, até ao final do ano, de ser pagas pelo seu trabalho.

 

A desigualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal continua a ser um problema grave, com causas estruturais que importa combater, sendo para isso fundamental a ajuda de todas e todos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres e os homens têm o direito a receber uma remuneração igual por um trabalho de igual valor, porém reconhece que a desigualdade salarial é um problema persistente e universal e que desde a entrada das mulheres no mercado de trabalho, estas têm tido, em geral, uma remuneração mais baixa do que os homens.

 

Apesar desta diferença salarial ter vindo a diminuir em Portugal ao longo dos últimos anos (passou dos 18,4% em 2012 para 13,3% em 2020), tem sido uma diminuição muito lenta e muito aquém dos objetivos pretendidos. Por isso é fundamental a mobilização de toda a sociedade e de todas as organizações, para que se empenhem em promover a Igualdade entre Mulheres e Homens no Mercado de Trabalho, nomeadamente ao nível das remunerações.