Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Nomenclaturas - Respostas Sociais

Nomenclaturas - Respostas Sociais

Edição 2022

Nomenclaturas - Respostas Sociais

O presente documento sistematiza-se em quatro capítulos temáticos de intervenção da ação social, a saber, infância e juventude, população adulta, família e comunidade e grupo fechado de respostas pontuais, subdivididos em áreas, as quais integram as respostas sociais organizadas por fichas apresentando, cada uma, o conceito, os objetivos, os destinatários e a respetiva legislação e disposições técnicas enquadradoras da resposta.

 

Privilegia-se a manutenção da categorização das respostas sociais, contendo cada um dos capítulos áreas em função dos destinatários específi cos a que se dirigem:

 

O CAPÍTULO A – INFÂNCIA E JUVENTUDE
Congrega as respostas dirigidas a crianças e jovens, em função da diferenciação de cuidados, ou seja, integra as áreas das crianças e jovens em geral, das crianças e jovens com deficiência e das crianças e jovens em situação de perigo.

 

O CAPÍTULO B – POPULAÇÃO ADULTA
Centra-se nas respostas dirigidas às pessoas adultas, em função de especifi cidades de intervenção de que careçam, ou seja, integra as áreas das pessoas idosas, das pessoas com defi ciência, das pessoas em situações de dependência, das pessoas com doença mental e das pessoas em situação de sem-abrigo.

 

O CAPÍTULO C – FAMÍLIA E COMUNIDADE
Integra respostas abrangentes, e subdivide-se nas áreas dirigidas à família e comunidade em geral, às pessoas com VIH/SIDA e suas famílias, às pessoas com comportamentos aditivos e às pessoas vítimas de violência doméstica.

 

O CAPÍTULO D – GRUPO FECHADO DE RESPOSTAS PONTUAIS
Inclui respostas sociais com abrangência e expansão limitada, cuja intervenção se mantém pertinente.

 


Inclui respostas sociais para as quais não se prevê a celebração de novos acordos – “Apoio em Regime Ambulatório”; “Imprensa Braille” e “Escola de Cães-Guia”.

 

Consulte a brochura Nomenclaturas - Respostas Sociais

 

 

Fonte: Nomenclaturas - Respostas Sociais