Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Pagamento das prestações pecuniárias pelo Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil

Pagamento das prestações pecuniárias pelo Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil

Pagamento das prestações pecuniárias pelo Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil aos seus beneficiários residentes em Portugal

 


O Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil (INSS) passa a pagar diretamente as prestações pecuniárias aos seus beneficiários residentes em Portugal.


As prestações pecuniárias dos beneficiários do INSS, residentes em Portugal, têm sido pagas através do Instituto da Segurança Social, I.P. de Portugal.


Em setembro de 2013, as autoridades brasileiras informaram a segurança social portuguesa de que o pagamento daquelas prestações vai ser feito diretamente aos beneficiários. Para que tal seja possível, o INSS precisa de ter conhecimento da conta-corrente.


Nesse sentido, o INSS está a contactar os beneficiários que estão a receber as prestações pecuniárias através do Instituto da Segurança Social, I.P., de modo a recolher a informação necessária para proceder ao pagamento direto das prestações.

 

De acordo com informação do INSS:

 

"Como o segurado residente no exterior solicita o Cadastro da Pessoa Física - CPF?

 

Junto às representações diplomáticas no exterior. Neste caso, será necessário preencher e apresentar o formulário Ficha Cadastral de Pessoa Física disponível no site da Receita Federal do Brasil-RFB: www.receita.fazenda.gov.br.

 

Representações diplomáticas brasileiras no exterior: Embaixadas e Consulados.

 

Como localizar o formulário no site da RFB?

Através do ícone CPF, selecione: Inscrição no CPF, Inscrição de residentes no Brasil ou no exterior. Selecione a letra d e após o formulário Ficha Cadastral de Pessoa Física, ou, se preferir preencher manualmente, acione o botão enviar e, em seguida, imprimir".