Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

PROVA ESCOLAR ATÉ 21 DE AGOSTO

PROVA ESCOLAR ATÉ 21 DE AGOSTO

Através da Segurança Social Direta

Os alunos do ensino básico, secundário e equiparados, matriculados em estabelecimentos públicos ou privados com contrato de associação, devem verificar, entre 3 e 21 de agosto – e apenas durante este período, se a Prova Escolar está registada na Segurança Social Direta (SSD).

 

A Prova Escolar deve ser realizada por todos os jovens, a partir dos 14 anos, se recebem Abono de Família pago pela Segurança Social, com ou sem bolsa de estudo, e a partir dos 18 anos, se recebem Pensão de Sobrevivência da Segurança Social.

 

A Prova é imprescindível para assegurar a atribuição e continuidade do pagamento do Abono de Família, da Bolsa de Estudo e da Pensão de Sobrevivência, sendo a verificação pelos interessados indispensável para corrigir falhas.

 

Como realizar a Prova Escolar

Na SSD, no separador “Família”, selecionar o menu “Abono de família e de pré-natal” e escolher a opção “Entregar prova escolar”.

Quando já há troca de informação entre a Educação e a Segurança Social, a Prova é registada automaticamente pelos serviços. Nestes casos, o campo “Entrega” tem a data preenchida, significando que a Prova Escolar está feita.

Quando o campo “Entrega” não aparece preenchido, é necessário selecionar o botão “Fazer prova”. Se houver mais do que um titular de Abono de Família terá de repetir-se os passos para cada um deles.

 

É importante notar que nos casos de cursos de formação profissional no ensino privado com equivalência ao ensino básico ou secundário, ou no ensino superior, os alunos têm de efetuar manualmente a Prova Escolar na SSD, porque a respetiva matrícula não é automaticamente registada no sistema da Segurança Social.

 

Falta da Prova Escolar

A falta da Prova Escolar tem como consequência a suspensão, a partir de setembro, do pagamento do Abono de Família, da Bolsa de Estudo e da Pensão de Sobrevivência. Quando não é possível fazer a matrícula até 21 de agosto (por exemplo alunos do ensino superior) a Prova Escolar pode ser feita até 31 de dezembro, sendo então retomados os pagamentos, incluindo das prestações que foram suspensas.

 

Quem recebe Abono de Família e Pensão de Sobrevivência tem de fazer só uma Prova Escolar para o Abono de Família.

 

Para mais informações, consulte o Guia Prático da Prova Escolar ou o Passo-a-passo para a realização da Prova Escolar através da Segurança Social Direta.