Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Notícias

«Voltar

Segurança Social reforça serviços online

Segurança Social reforça serviços online

Novos serviços disponíveis

Segurança Social reforça serviços online

No âmbito do processo de transformação digital na Segurança Social, foram reforçados os serviços disponibilizados aos Cidadãos na Segurança Social Direta (SSD).

 

Estes serviços visam melhorar o relacionamento entre a Segurança Social e o Cidadão, permitindo a sua interação direta com o Sistema de Informação. Desta forma, o Cidadão assume um papel ativo na gestão da relação com a Segurança Social, diminuindo a necessidade de intervenção dos serviços, bem como as deslocações físicas ao atendimento presencial e secções de processo.

 

Neste contexto, estão disponíveis os seguintes serviços:

 

Conta Integrada – Posição Atual

 

Na Segurança Social Direta, o Cidadão pode agora consultar a sua Posição Atual, onde é apresentada de uma forma estruturada os valores que dizem respeito ao relacionamento com a Segurança Social. Numa lógica de “A minha Segurança Social”, é possível consultar os valores que tem a receber, com as respetivas datas previsíveis de recebimento ou os valores que tem a pagar. Esta consulta oferece uma visão agregada, rápida, simples e objetiva, orientando o Cidadão para outras funcionalidades, como por exemplo a consulta de dívidas em execução fiscal (Posição Atual).

               

Secção de Processo Online

 

A Segurança Social disponibiliza através da SSD a possibilidade de realizar online, um conjunto de operações que dispensam a deslocação ao atendimento presencial. O cidadão passa a poder gerir a sua dívida em execução fiscal - agrupada por mês de referência - podendo consultar os pagamentos efetuados. É também possível, nesta área, emitir o documento de cobrança para efetuar o pagamento da totalidade da dívida ou de uma prestação relativa ao plano prestacional.  Pode ainda emitir o extrato da dívida que se encontra em execução fiscal (Secção de Processo Online).

 

Gestão de Planos Prestacionais Online

 

A Segurança Social, disponibiliza uma nova funcionalidade online, que permite a gestão dos planos prestacionais de regularização voluntária de contribuições.

 

Na Segurança Social Direta, cidadãos e empresas podem de uma forma rápida, cómoda e acessível, consultar:

- o estado do plano;

- as prestações já pagas;

- as prestações que se encontram em pagamento;

- as prestações que ainda faltam pagar.

Pode ainda obter o documento com o resumo do seu plano prestacional.

 

A Segurança Social está assim cada vez mais próxima, célere e transparente.

 

Para mais informações aceda à SSD: conta corrente