Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Publicações

«Voltar

Plano de Desenvolvimento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

Plano de Desenvolvimento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

Para o triénio 2016-2019

Plano de Desenvolvimento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) foi criada através do Decreto-Lei n.º 101/2006 de 6 de junho tendo como aspiração a instauração de políticas de saúde, integradas no Plano Nacional de Saúde, e de políticas de Segurança Social que permitam desenvolver ações mais próximas das pessoas em situação de dependência, independentemente da idade, investir no desenvolvimento de cuidados de longa duração, promovendo a distribuição equitativa das respostas a nível territorial, qualificar e humanizar a prestação de cuidados, potenciar os recursos locais, criando serviços comunitários de proximidade, e ajustar ou criar respostas adequadas à diversidade que caracteriza o envelhecimento individual e as alterações de funcionalidade.

 

É neste contexto que, 10 anos após a criação da RNCCI, tornou-se necessária a reavaliação da Rede com o objetivo de promover a sua expansão e melhoria, integrando-a com outros serviços de apoio às pessoas em situação de dependência, e prosseguir com o investimento nesta Rede que representa uma reforma fundamental do Serviço Nacional de Saúde assim como do sistema de solidariedade e segurança social.

 

Neste sentido, no passado dia 28 de março, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento da RNCCI para o triénio 2016-2019, numa cerimónia que contou com a presença dos ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.

 

Este novo paradigma no desenho da Rede, que integra a saúde e o apoio social, resultou do trabalho estreito e articulado entre o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O Instituto da Segurança Social participará de forma ativa na prossecução deste plano com um representante na Comissão de Coordenação da RNCCI e elementos na equipa de apoio técnico à Comissão.

 

O Plano de Desenvolvimento da RNCCI prevê o reforço do número de camas e de lugares em equipas de cuidados continuados nas áreas geográficas de Lisboa e do Porto, as mais deficitárias, bem como na periferia das grandes cidades para chegar ao domicílio de idosos e de dependentes, integrando-a com a rede de ação social constituída por autarquias e associações.

 

Para mais informações, consulte a área sobre Cuidados Continuados Integrados, disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde, em www.sns.gov.pt.