«Voltar

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Esta informação foi útil?

29-12-2014| DGSS

Cartão Europeu de Seguro de Doença - aplicação para o seu smartphone

Quando se está noutro país da UE, ir ao médico ou ao hospital é mais fácil com o cartão europeu de seguro de doença. Poupa-se tempo e dinheiro.

 

Se estiver noutro país da UE, o cartão europeu de seguro de doença dá-lhe acesso a assistência médica no âmbito do sistema público, nas mesmas condições que os residentes do país onde se encontra. Os montantes que terá de pagar variam consoante o país e o respetivo sistema de saúde. Em alguns países, determinados cuidados de saúde poderão mesmo ser gratuitos.

 

Os cartões, emitidos pelo sistema nacional de saúde do seu país, podem ser utilizados nos 28 países da União Europeia, bem como na Islândia, na Noruega, na Suíça e no Liechtenstein.

 

Não se esqueça

 

Vai viajar? Já tem o cartão europeu de seguro de doença? Tenha em conta que:

  • O cartão não cobre os cuidados de saúde prestados por serviços médicos privados, o extravio ou roubo de objetos ou as despesas com operações de socorro na montanha ou de repatriamento
  • o cartão não cobre tratamentos médicos programados
  • para estes riscos continua a necessitar de um seguro de viagem
  • foram assinalados casos em que intermediários exigiram um pagamento pela emissão do cartão, mas o cartão é gratuito.

 

Descarregue a aplicação

 

Para ajudá-lo a preparar-se para a viagem, descarregue a nova aplicação móvel sobre o cartão disponível em 25 línguas a partir de vários app stores. A aplicação informa sobre:

  • como utilizar o cartão no estrangeiro e obter o reembolso das despesas
  • quem contactar se perder o cartão


Nota importante

A aplicação não gera o cartão nem o substitui.

 

 

Para mais informações consulte a página do Portal da Segurança Social em http://www4.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca