«Voltar

Deslocação temporária à Polónia - Cartão Europeu de Seguro de Doença

Esta informação foi útil?

16-05-2016| DGSS

Deslocação temporária à Polónia - Cartão Europeu de Seguro de Doença


Cuidados de Saúde - Cartão Europeu de Seguro de Doença

 

Numa deslocação temporária à Polónia é do interesse do cidadão ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), a fim de obter os cuidados médicos de que possa vir a necessitar.

 

Na Polónia, os prestadores de serviços de saúde onde pode ser utilizado o CESD estão devidamente identificados com o logótipo NFZ e a inscrição “ Narodowy Fundusz Zdrowia”.

 

O portador do CESD, em função da duração da estada (temporária) na Polónia pode beneficiar de:

  • cuidados de saúde básicos, os quais incluem exames e consulta médica. O médico pode sugerir ao doente que se desloque a um especialista ou hospital para fazer o diagnóstico da situação.
  • cuidados de saúde especializados com prescrição do médico do seguro.

A prescrição não é exigida no caso das especialidades de ginecologia. obstetrícia, odontologia, urologia, oncologia e psiquiatria.

  • assistência hospitalar com a prescrição do médico de seguro.

Nas situações de urgência, acidente, lesão, intoxicação, perigo grave para a vida, não é necessário prescrição do médico de seguro.

Durante a estada (temporária) no hospital as intervenções, exames e medicamentos são gratuitos, com exceção para os serviços não rotineiros, os quais são da responsabilidade do doente.

 

Se necessitar de comprar medicamentos, deve apresentar o CESD na farmácia. Os medicamentos podem ser gratuitos ou pagos parcialmente ou na totalidade.

 

Em caso de acidente ou emergência deve:

  • telefonar para o n.º 999 ou 112, ou
  • ir diretamente para o hospital, para o serviço de urgência (SOR)

 

Para mais informação consulte:

Folhetos informativos da instituição polaca responsável pela coordenação dos cuidados de saúde, nas seguintes línguas: alemão, espanhol, francêsinglês, italiano e polaco.

Instituição polaca responsável pela coordenação dos cuidados de saúde, cuja informação está disponível em polaco, alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

 

ATENÇÃO

 

No período de 25 a 31de julho/2016 vão decorrer as Jornadas Mundiais da Juventude em Cracóvia.

Não esqueça de pedir o CESD antes de partir.

Consulte:  Cartão Europeu de Seguro de Doença e ou Perguntas Frequentes