Aprovação Automática da Pensão de Invalidez
Segurança Social Direta

O processo de análise e aprovação dos pedidos de pensão de invalidez foi simplificado, passando a ser feito automaticamente, logo após a receção da deliberação de incapacidade por parte do Serviço de Verificação de Incapacidades.
Esta melhoria, assente em processos digitais, permite reduzir significativamente os tempos de análise e de atribuição destas pensões.
A Pensão de Invalidez pode ser pedida através da Segurança Social Direta, no menu Pensões > Pensão de Invalidez, estando a sua atribuição dependente da existência de uma incapacidade certificada pelo Sistema de Verificação de Incapacidades.
Mais uma medida no âmbito do Primeiro Pessoas, o programa de transformação digital que está a mudar a Segurança Social, com o objetivo de modernizar e melhorar a eficiência dos serviços, colocando as pessoas e as empresas no centro da estratégia.