Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Interoperabilidade entre a Saúde e a Segurança Social

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) tem como objetivos a prestação de cuidados de saúde e de apoio social, de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, na sequência de episódio de doença aguda ou necessidade de prevenção de agravamentos de doença crónica.
Os cuidados de saúde são suportados integralmente pelo Serviço Nacional de Saúde, e os cuidados de apoio social são suportados pelo utente, os quais a Segurança Social comparticipa, em função da condição de recursos de cada agregado familiar.
No dia 8 de maio, entrou em produção o módulo de cálculo de comparticipação, através do processo de interoperabilidade, que permite a comunicação entre os sistemas da Segurança Social e da Saúde. Consagra-se, finalmente, a desmaterialização e simplificação do processo de referenciação dos utentes da RNCCI, afirmando o propósito “Primeiro Pessoas”.
A comunicação entre sistemas reduz os tempos de espera de acesso do utente à RNCCI e confere maior fiabilidade aos dados.
O processo de interoperabilidade é suportado num Protocolo estabelecido entre o Instituto da Segurança Social, I.P., o Instituto de Informática, I.P., a Administração Central do Sistema de Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.