Observatório Nacional de Emergência Social celebra dois anos de existência
No passado dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Observatório Nacional de Emergência Social assinalou o seu segundo aniversário. Criado com o objetivo de monitorizar, avaliar e propor soluções para situações de emergência social em Portugal, este instrumento tem sido fundamental para tornar os dados da Linha Nacional de Emergência Social públicos, reforçando a responsabilidade e disponibilizando publicamente a prestação de contas deste serviço do Instituto da Segurança Social.
Através desta plataforma, disponível em https://www.seg-social.pt/observatorio-nacional-de-emergencia-social, é possível obter informações sobre os principais indicadores sociais e respostas a crises e emergências sociais no país no âmbito da Linha Nacional de Emergência Social. O Observatório funciona como um ponto de encontro entre dados, análise detalhada e estratégias de intervenção, contribuindo para uma sociedade onde a justiça social é um dos mais importantes focos de intervenção.
Ao longo destes dois anos, o Observatório tem sido um aliado para as instituições públicas, organizações não governamentais, universidades e cidadãos, promovendo um olhar atento às necessidades emergentes e garantindo que ninguém é deixado para trás. Num momento em que os desafios sociais continuam a crescer, celebrar este aniversário no Dia dos Direitos Humanos reforça o compromisso de colocar as pessoas no centro das prioridades nacionais.
Que este marco seja uma inspiração para continuar a construir políticas sociais cada vez mais justas e inclusivas.