Pessoas Idosas

Lista de contactos para apoio Lista de contactos para apoio

Linha Nacional de Emergência Social

Telefone: 144

Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.

Serviço: A todas as pessoas em situação de emergência social

Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.

Site: www.seg-social.pt

 

Linha da Segurança Social

Telefone: 300 502 502

Horário: Todos os dias úteis das 9h às 18h

Serviço: Informações acerca de Subdesemprego, assistência família, encerramento de escolas, incapacidade temporária para o trabalho, prestações sociais e familiares entre outras.

Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.

Site: www.seg-social.pt

 

Linha Saúde 24

Telefone: 808 24 24 24

Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.

Serviço: Responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde.

Entidade: Linha de Cuidados de Saúde e Direção-Geral da Saúde

Site: http://www.saude24.pt/

 

Linha do Cidadão Idoso

Telefone: 800 20 35 31 (chamada gratuita)

Horário: Dias úteis, das 9:30h às 17:30h

(Existe gravador de mensagens fora deste horário)

Vocacionada para os problemas da população com uma idade mais avançada, prestando informações sobre os direitos e apoios.

Entidade: Provedoria de Justiça

Site: https://www.provedor-jus.pt/?idc=55

 

 

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Telefone: 800 202 148

Email: violencia.covid@cig.gov.pt

Horário: todos os dias 24h por dia

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Entidade: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Site: www.cig.gov.pt

 

Somos Tod@s Digitais

Telefone: 800 100 555 (chamada gratuita)

Correio eletrónico: somostodosdigitais@incode2030.pt

Horário: Todos os dias de segunda a domingo,entre as 12h00 e as 20h00

Esclarece e ajuda quem precise de apoio na utilização das principais plataformas de comunicação: Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp e Skype.

Entidade: Portugal INcoDe.2030 

Site: https://www.somostodasdigitais.pt/

 

SOS Voz Amiga

Telefone: 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660

Horário: todos os dias das 16h às 24h- chamada com custos associados

Linha de conversação, de prevenção do suicídio, e de prestar apoio emocional a quem se encontra em sofrimento.

Entidade: Voz amiga

Site: www.sosvozamiga.org

 

APAV

Telefone: 116 006

Horário: Dias úteis das 9h às 21h

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Entidade: Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Site: http://www.apav.pt

 

Linha de Apoio à Criança

Telefone: 116 111

Horário: dias úteis das 9h às 19h

Apoio as crianças e as famílias

Entidade: Instituto de Apoio à Criança

Site:   www.iacrianca.pt

 

Conversa Amiga

Telefone: 808 237 327 / 210 027 159

Horário: Todos os dias, das 15h-22h-  chamada com custo associado

Prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade

Entidade: INATEL

Site: https://www.associacaosalvador.com/

 

Linha Rara

Telefone: 300 505 700

Email: linharara@rarissimas.pt

Horário: das 9 às 19 horas, chamada com custo de chamada local

Serviço de escuta, informação e aconselhamento sobre doenças raras, apoios e respostas sociais, direitos do doente e seus cuidadores, contacto entre doentes e referenciação médica.

Entidade: Raríssimas

Site: https://rarissimas.pt/

Medidas específicas Medidas específicas

Orientação nº 009/202 de 11/03/2020 atualizada a 07/04/2020 COVID-19: Fase de Mitigação - Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI),Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas; instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco - Direção Geral de Saúde

 

#EUFICOEMCASA – pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas em situação de dependência e cuidadoras/es -Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, IP) - abril.2020

Algumas ideias e recomendações para lidar melhor com a situação criada pela COVID -10 (coronavírus) sobre, por exemplo, pôr em prática um plano para manter o apoio de que necessita, ideias para quem cuida, alertas para evitar ser vítima de burlas.

Orientações para Pessoas Idosas a viver em casa e Cuidadores/as Orientações para Pessoas Idosas a viver em casa e Cuidadores/as

IDEIAS, INICIATIVAS E ATIVIDADES

#EUFICOEMCASA  Pessoas – pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas em situação de dependência e cuidadoras/es -Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, IP) - abril.2020. Algumas ideias e recomendações para lidar melhor com a situação criada pela COVID -10 (coronavírus) sobre, por exemplo, pôr em prática um plano para manter o apoio de que necessita, ideias para quem cuida, alertas para evitar ser vítima de burlas.

 

#SERATIVOEMCASA Não tem idade – IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.)

Recomendações e tutoriais sobre a atividade física para o/a ajudar a manter-se  ativo/a em casa, reduzindo o seu tempo passado em comportamento sedentário e melhorando a sua qualidade de vida.

 

VOLUNTARIADO Covid-19: ações de voluntariado e de solidariedade para apoiar quem mais precisa  -CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. 2020

Divulgar várias iniciativas nacionais e locais de voluntariado para ajudar quem mais sente o impacto do COVID-19, limitando as suas vidas; destaque-se as iniciativas locais que estão apresentadas no mapa de Portugal.

 

Universidade Sénior Virtual – RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) acesso gratuito e livre; disponibiliza aulas on line, por videoconferências, dadas por professores/as voluntários/As. Além das aulas, o site tem atividades diárias, passatempos, exercícios de estimulação cognitiva, entre outras atividades. Tem ainda o Telefone Amigo - serviço feito também por voluntários, que contactam semanalmente por telefone os seniores que estejam mais sós ou que não tenham acesso à internet.

 

SOBRE A COVID 19, O CORONAVÍRUS E SERVIÇOS

Portal COVID 19 - SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE / DGS - Toda a informação oficial sobre a COVID - 19 e o coronavírus.

Ver também: 

O que fazer durante o período de Isolamento (spot/locução; 00:30; s.d. Direção Geral de Saúde)  

Seniores -Há que proteger quem sempre nos protegeu! Os nossos pais, os nossos avós. Acompanhe, socorra, cuide e resguarde os seus. Cuide de si, cuide de todos. (vídeo; 00:32; 03 de abril de 2020; Direção Geral de Saúde)

 

Estado de Emergência Nacional - ESTAMOS ON - RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 Este portal é um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus e a COVID-19. 

 

COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS): INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS -ePortugal - portal dos Serviços Públicos. Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 2020

Encontra aqui várias informações incluindo linhas telefónicas úteis (ex. SERVIÇOS PÚBLICOS E COVID-19 Centro de Contacto Cidadão 300 003 990, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h - para ajudar na utilização de serviços on line do ePortugal).

 

«CUIDAR DE QUEM CUIDA»

ÁREA DOS CUIDADORES-ePortugal - portal dos Serviços Públicos. Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 2020

 

Materiais de Apoio a Pessoas com Demência e Cuidadores 2020 (COVID-19) -iniciativa da Alzheimer Portugal (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer)

COVID-19 -COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SE FOR UM CIDADÃO SÉNIOR (OU SEU FAMILIAR) - iniciativa de entidade da Sociedade Civil: Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).2020

Se é um cidadão sénior (ou seu familiar) e está a experienciar uma situação de isolamento este Guia tem algumas das respostas habituais a esta experiência e recomendações que o/a podem ajudar.

 

Sessão de Esclarecimento On-Line “Cuidadores de lares e cuidadores informais - Tudo o que devem saber sobre o COVID-19” - iniciativa de entidade da Sociedade Civil: com Ricardo Mexia, Rui Nogueira, João Araújo Correia, David Rodrigues, Vera Pires da Silva, Margarida Dias.

Uma iniciativa UpHill em conjunto com a Evidentia Médica, ANMSP (Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública) e APMGP (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar) realizada a 27.03.2020.

 

SAÚDE MENTAL

Portal Saúde Mental Covid 19 (Ministério da Saúde) ― Não há saúde sem saúde mental 
No âmbito da COVID-19, os Serviços de Saúde Mental do SNS (Programa Nacional para a Saúde Mental) organizaram-se para responder às necessidades da população e informam sobre os diferentes recursos disponíveis que podem ajudar. Este portal tem várias áreas como Contactos para ‘Pedir ajuda na sua região’ e informação sobre, por exemplo:

Orientações para Profissionais Orientações para Profissionais

SEGURANÇA SOCIAL – ALGUNS NORMATIVOS

FAQ COVID-19 Medidas Relativas a Pessoas com deficiência, Suas Famílias e Entidades que lhes Prestam Apoio (atualizado a 15.03.2020) -portal da Segurança Social

Consultar também COVID-19 (portal da Segurança Social) para informação sobre por ex.: Entidades Empregadoras; Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)

 

SAÚDE – ORIENTAÇÕES, CIRCULARES E RECOMENDAÇÕES

Consultar Orientações e Circulares Informativas (DGS), por exemplo:

 

Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 07/04/2020 COVID-19: Fase de Mitigação - Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI),Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas; instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco - Direção Geral de Saúde

                    

Orientação nº 019/2020 de 03/04/2020 - COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual por Pessoas Não-Profissionais de Saúde - Direção Geral de Saúde

De acordo com esta orientação, a utilização de EPI (especificando-se o uso de máscaras faciais) fora das instituições de saúde é aconselhada para pessoas que possam contactar diretamente com doentes suspeitos ou confirmados de COVID-19, como cuidadores informais e pessoas que acompanhem doentes no domicílio, entre outros.​

Ver: Conselhos Gerais na Utilização da Máscara (vídeo; 01:01; 06 de abril de 2020; DGS)

 

RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID – 19: MEDIDAS EXCECIONAIS

Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 - Para conhecer as medidas excecionais em cada área governativa perante o coronavírus e à COVID-19.

Consultar também:

Estado de Emergência Nacional – o que é e que medidas

Instituições Sociais e de Saúde, Respostas Sociais e Ação Social

 

RECURSOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS

LEGISLAÇÃO COVID-19 - o Diário da República disponibiliza o conjunto de medidas legisladas que podem ser consultadas por área temática ou por ordem cronológica da sua publicação

 

COVID-19 | CORONAVÍRUS E MEDIDAS DE ISOLAMENTO PODEM AUMENTAR O RISCO DE VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS IDOSAS - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). 3 abril 2020

O distanciamento/ isolamento obrigatório pode aumentar as situações de violência contra pessoas idosas, incluindo a negligência, esta página tem algumas indicações para se proteger ou proteger alguém que possa estar em risco.

 

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) -Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)

Este portal promove, apoia e facilita a adoção do movimento de acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal, agregando publicações científicas de múltiplas instituições e garantindo o seu acesso livre a um público mais alargado.

Publicação de interesse: COVID-19: Guidance for older adults and their families (en; 30.03.2020)- Oxford Institute of Population Ageing 

Orientações para ERPI e outros serviços/equipamentos Orientações para ERPI e outros serviços/equipamentos

Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 - Medidas Excecionais

Nesta página poderá conhecer as medidas excecionais adotadas pelo Governo de Portugal em cada área governativa como resposta ao novo coronavírus e à COVID-19.

Consultar:

Estado de Emergência Nacional – o que é e que medidas

Instituições Sociais e de Saúde, Respostas Sociais e Ação Social

 

FAQ COVID-19 Medidas Relativas a Pessoas com deficiência, Suas Famílias e Entidades que lhes Prestam Apoio -portal da Segurança Social

 

Consultar também COVID-19 (portal da Segurança Social) para informação sobre por ex.:

Consulte as Perguntas Frequentes sobre Ação Social: (MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS PARA FAZER FACE À SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO NOVO CORONAVIRUS -INSTITUIÇÕES, RESPOSTAS SOCIAIS E AÇÃO SOCIAL  (atualizado a 15.03.2020) - Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

 

Portal COVID 19 - Materiais de Divulgação - SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE / DGS - Toda a informação oficial sobre a COVID - 19 e o coronavírus. Ver, por ex.:

Cuidados a ter nas Estruturas Residenciais (vídeo; 01:01; 27 de março de 2020; Direção Geral de Saúde);

Recomendações IPSS (informações atualizadas à data de 17/03/2020; Direção Geral de Saúde)

 

Consultar Orientações e Circulares Informativas (DGS), em particular:

Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 07/04/2020 COVID-19: Fase de Mitigação - Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI),Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas; instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco - Direção Geral de Saúde

 

Despacho n.º 4097-B/2020, de 2 de abril – Diário da República Eletrónico (DRE)

Determina as competências de intervenção durante a vigência do estado de emergência, ao Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao Centro Distrital de Segurança Social [ISS, IP] e à Autoridade de Saúde de âmbito local territorialmente competente, em colaboração com os municípios; aplica-se aos estabelecimentos de apoio social, residencial, destinados a pessoas idosas, e às unidades de internamento da RNCCI, previstas no Decreto -Lei n.º 101/2006, de 6 de junho, na sua redação atual.

Ver também: LEGISLAÇÃO COVID-19 - o Diário da República disponibiliza o conjunto de medidas legisladas que podem ser consultadas por área temática ou por ordem cronológica da sua publicação